Pesquisar
Close this search box.

Remap: Os principais Mitos e Verdades sobre reprogramação

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

5 min. de leitura

O remapeamento de central eletrônica de veículos (Remap) é uma prática que vem se popularizando nos últimos anos, mas ainda gera muitas dúvidas e questionamentos. Por isso, preparamos um artigo completo para desmistificar os principais mitos sobre o Remap

Neste artigo, vamos abordar as principais afirmações sobre o Remap, incluindo a verdade por trás de cada uma delas, para que você possa tomar uma decisão correta sobre o remapeamento do seu veículo. Então leia este artigo até o final e identifique as verdades e os mitos sobre o Remap.

1 – Remap estraga o motor

MITO! Realizar um Remap não danifica o motor! Quando conduzido por um profissional qualificado e especializado nesse serviço, o Remap não prejudica o motor do seu carro.

Outro mitos sobre o Remap é que muitas pessoas acreditam que esse serviço só pode ser aplicado em carros, mas, na verdade, sua utilização em motos, caminhões e máquinas agrícolas está se tornando cada vez mais comum.

2 – Todo carro ganha a mesma média de potência após o Remap

MITO! É importante notar que cada carro possui suas especificidades, e, portanto, nem todos terão o mesmo percentual de ganho após o Remap. Os ganhos partes dos 10% e podem chegar em até 65% a mais de potência.

3 – Meu carro vai gastar mais combustível após o Remap

DEPENDE! Depois de um Remap, é provável que o seu carro se torne mais econômico, utilizando em condições ideais. Mas isso depende de diversos fatores, por exemplo, se o motorista passar a utilizar a potência extra do veículo com mais frequência, isso pode levar a um aumento no consumo de combustível. 

Além disso, um Remap realizado por um profissional qualificado pode ser ajustado para otimizar a eficiência do combustível, objetivo geralmente procurado para maquinário agrícola, os quais com o remap Strike Brasil Agro Power podem obter economia proporcional de até 50%.

4 – É possível economizar combustível em veículos e máquinas agrícolas com Remap

VERDADE! Com o remap agrícola é possível economizar combustível tendo mais potência. Se um trabalho era realizado com o equipamento já em reserva de torque, agora que temos mais força no motor, esse mesmo trabalho pode ser realizado em uma zona mais leve de torque.

Em resumo, o equipamento que trabalhava quase na “zona vermelha” de rotação, agora trabalha em zonas de RPM mais baixas, se temos menos rotações por minuto, temos uma economia real de combustível.

Clique aqui e tenha acesso Gratuito: Remap Agrícola – Uma tecnologia que vai revolucionar a produtividade do maquinário agrícola

5 – Motor turbo tem mais ganho em Remap do que aspirado

VERDADE! No motor turbo, conseguimos alterar a pressão do turbo com o remap e por isso há um grande ganho de potência. Isso porque o turbocompressor comprime o ar e aumenta a pressão na admissão, o que acaba produzindo uma cavalaria bem superior à original.

No caso do carro aspirado, a pressão depende exclusivamente da pressão atmosférica local. Por não ter componentes que regulam este controle de pressão, o motor aspirado tem menor possibilidade de otimização de potência por meio do remap. Veja mais sobre a diferença do remap no motor turbo e aspirado aqui.

6 – Não é possível fazer Remap em carros carburados

VERDADE! A principal função do carburador era de criar a mistura ar/combustível e sua dosagem em motores de combustão interna de forma mecânica, por isso é IMPOSSÍVEL FAZER REMAP PARA CARRO CARBURADO.

O remap é o ajuste do veículo, por meio da central eletrônica de injeção (ECU), que permite um melhor desempenho, de acordo com as possibilidades mecânicas e eletrônicas que o modelo da ECU desse veículo nos fornece.

7 – Existe apenas um tipo de Remap

MITO! Existe mais de um tipo de remap. Os diferentes tipos são chamados de Stages, que são níveis, etapas ou fase da reprogramação. Cada empresa trabalha com configurações de Stages de formas diferentes. 

Na Strike Brasil, Stage 1 são as modificações para quem deseja o ganho de potência e torque em seu veículo de forma segura e sem a necessidade de substituição de componentes mecânicos. 

No Stage 2 a reprogramação busca uma potência e torque ainda maiores que no Stage 1, com um software voltado para alta performance. Um serviço oferecido para aqueles que buscam conseguir ainda mais potência do seu veículo com algumas pequenas intervenções na parte mecânica. 

Saiba mais sobre as diferenças do Stage 1 e Stage 2 aqui.

8 – Nem todo carro vale a pena fazer o Remap

VERDADE! Alguns modelos de carros podem não ter ganhos de potência significativa. Por isso é importante buscar uma empresa séria que visa na qualidade do serviço e no custo/benefício para os seus clientes. Clique aqui e veja a unidade Strike Brasil mais próxima de você.

9 – Qualquer carro com injeção eletrônica pode receber a reprogramação de ECU – Electronic Control Unit

VERDADE! No entanto, não são todos os carros que irão ter ganhos significativos após a realização do remap. Além disso alguns carros possuem o custo muito alto de desenvolvimento de um remap devido a sua complexidade e risco, o que inviabiliza a sua venda, por isso alguns carros não são oferecidos remap.

10 – Haverá um desgaste prematuro das peças do motor gerado pela reprogramação da ECU

MITO! Se um profissional altamente qualificado, como os da Strike Brasil, realizar um Remap, isso não afetará negativamente o seu veículo. Esse é um mitos sobre o Remap muito divulgado, pois a forma como o veículo é conduzido pode causar desgaste nas peças do motor.

Se o veículo for constantemente exigido ao máximo, o desgaste será maior em comparação com se o veículo estivesse em uma rotação mais baixa. Isso se aplica a todos os veículos, independentemente de terem sido reprogramados ou não.

11 – A fabricante entrega o veículo com o motor já com o melhor desempenho e com o mínimo consumo possível.

MITO! As fábricas trabalham com uma gama de produtos, que podem atender as mais diversas necessidades de seus clientes. Logo, é normal ter um mesmo motor utilizado em modelos diferentes de veículos.

As fábricas fazem isso para abrir o portfólio de motores, usam o mesmo motor em diversas aplicações e potências diferentes para justificar preço entre as versões. Por exemplo, a criação de um motor de 300cv e oferecer veículos com versões de 180cv, 240cv e 290cv. Ou seja, neste caso é mais barato para as fabricantes trocar o mapa, do que projetar três motores diferentes. Para você saber mais, temos um artigo que detalha o motivo do carro não vir com remap de fábrica.

12 – Meu carro voltou para a configuração original sozinho

MITO! A única forma de um veículo voltar ao original é através de atualização de software por parte da concessionaria. E aqui na Strike Brasil temos a garantia vitalícia do software, caso isso ocorra, você pode realizar novamente o remap do seu veículo sem nenhum custo.

13 – Remap é ilegal

MITO! Existe um mito comum de que o remap é ilegal. Mas não, o remap não é ilegal! No entanto deve ser realizado por uma empresa com profissionais qualificados e respeitar todas as normas técnicas e de segurança.

É importante destacar que o remap é uma ótima opção para quem deseja uma melhor dirigibilidade, maior segurança em ultrapassagem e resposta mais rápida do pedal do acelerador, tudo isso sem investir em compras de peças. No Remap Stage 2 já existe um investimento e peças para ampliar ainda mais o desempenho do veículo.

Remap não é tudo igual

A Strike Brasil é a maior autoridade em Remap (reprogramação de injeção eletrônica) da América Latina, contando com mais de 50 unidades na região e mais de 20 mil carros reprogramados. Nossos mapas são desenvolvidos por uma equipe especializada de engenheiros europeus, altamente treinada e que segue um rigoroso padrão de qualidade. Além disso, ao fazer um serviço na Strike Brasil, acima de R$100, você ganha um cupom para participar do Official Truck, nosso sorteio anual de um carro personalizado pela Strike Brasil.

Esperamos que após ler este artigo você tenha identificado alguns mitos sobre o Remap. Para saber se o seu carro, moto, camionete, máquina agrícola, jetkis, triciclo, quadriciclo, caminhão ou ônibus tem como receber o serviço de remap da Strike Brasil, clique aqui e fale com a nossa equipe de atendimento que irá perguntar o ano/modelo do seu veículo e logo irá de dar a resposta.

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress