Pesquisar
Close this search box.

O que é remap?

Entenda o que é, as vantagens e por que é um bom negócio fazer a reprogramação de injeção eletrônica
Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

6 min. de leitura

Para entender o que é remap, as vantagens e por que fazer a reprogramação de injeção eletrônica é preciso antes saber o que é a injeção eletrônica. Ela foi criada para substituir um antigo componente de veículos, o carburador.

Qual a diferença entre carburador e injeção eletrônica?

Carburador

Sua principal função era de criar a mistura ar/combustível e sua dosagem em motores de combustão interna. Essa mistura então era enviada para o motor na medida certa às condições do motor para que ele tivesse um bom desempenho e o consumo adequado.

Injeção eletrônica

Rapidamente se tornou obrigatória em todos os veículos lançados no Brasil. É a injeção eletrônica quem controla várias funções do motor, como a pressão do ar, a entrada de combustível, marcha lenta, tempo de ignição e válvulas. Todo esse controle é realizado por um circuito integrado eletrônico que vai considerando como o motor está funcionando e vai ajustando tudo para chegar ao melhor desempenho.

Diferente do carburador, para controlar tudo isso a injeção eletrônica não faz isso de forma mecânica, ela tem sensores e atuadores. Para saber tudo sobre injeção eletrônica, qual a sua função e como funciona, clique no link e descubra.

O que é reprogramação de injeção eletrônica (Remap)?

A Remap nada mais é do que uma alteração no software responsável pela administração do motor do veículo. É um ajuste do veículo com a intenção de permitir um melhor desempenho para cada necessidade.

Esse serviço pode ser feito em diversas categorias de veículos, como carros, motos, camionetes, caminhões, máquinas agrícolas e até mesmo em moto aquática. Todo veículo que tenha uma peça chamada de central eletrônica de injeção (ECU), pode receber uma reprogramação. É por meio dessa central que se tem acesso a informações que, quando alteradas levarão a uma otimização do veículo, aumentando a potência do motor e o torque.

Para alterar, são basicamente 3 passos: o profissional acessa a central, faz a leitura, depois é criado um novo software. Nas lojas Strike Brasil esse novo software é desenvolvido por uma equipe especializada de engenheiros da Europa, e segue o mesmo padrão de qualidade europeu. Por fim é feita a gravação desse novo software no seu veículo.

Caso o veículo tenha que voltar ao software original, a Strike tem um backup de todos os softwares originais dos automóveis que já foram feitas a reprogramação de injeção eletrônica.

módulo de injeção eletrônica aberto - remap strike brasil

Por que fazer remap?

A programação original é feita nas fábricas dos automóveis e essa programação é limitada para que o veículo ande em certas situações que são simuladas ainda na fabricação.

Nem sempre tal programação corresponde ao potencial do motor, daí a necessidade de fazer uma reprogramação de injeção eletrônica, liberar os cavalos e melhorar a eficiência dos veículos.

Há reserva de potência na grande maioria dos veículos, mas é válido ressaltar que existem regras e impostos de cada país, por isso alguns modelos idênticos, são vendidos em um país com uma potência e em outros com outra potência.

Por que um carro não vem com Remap de fábrica?

Uma das perguntas que mais recebemos é, por que um carro não vem com remap de fábrica. Ficam pensando que isso deveria vir com a configuração da fábrica já. Então escrevemos um texto completo contado a história e a verdade sobre a programação e os motores de fábrica.

Mas resumindo, são dois principais motivos, margem para aumentos futuros, e utilizações em plataformas diferentes. Leia aqui o texto na íntegra e entenda exatamente o por que de você precisar fazer remapeamento em uma empresa terceirizada, que não seja a fabricante do seu veículo.

Vantagens do remap

Para esclarecer quais são as principais vantagens que a reprogramação de injeção eletrônica pode proporcionar, os veículos serão divididos em 5 grupos diferentes:

  • Veículos leves/camionetes
  • Caminhões
  • Máquinas agrícolas
  • Motos
  • Náuticos

É interessante classificar dessa maneira não só pelo porte e características originais de cada veículo, mas é importante também pelos diferentes resultados que cada categoria suporta.
A atividade continua sendo de reprogramação de injeção eletrônica, mas para cada categoria e veículo os objetivos mudam e o serviço precisa ser analisado com cuidado antes de ser feita a Remap.

Veículos leves

Esse é o grupo que impulsionou a reprogramação de injeção eletrônica no mundo, desde a década de 90. Aqui no Brasil as primeiras centrais reprogramadas tinham o objetivo de conversão de combustível. A procura por converter um automóvel com motor original à gasolina para o álcool, aumentou bastante ainda mais depois que houve a queda no valor do etanol que chegou a custar cerca de R$ 1,00 (um real) o litro.

Com a chegada dos motores Flex e o aumento no valor do etanol nos postos de combustível, a reprogramação de injeção eletrônica mudou de foco, o objetivo agora era para conseguir mais potência, torque, melhorar a economia de combustível e a dirigibilidade.

Em um veículo reprogramado, a resposta será melhor, ou seja, não é preciso pisar tanto para que o veículo desenvolva bem, seja em uma subida ou na retomada de uma ultrapassagem.

Outros ganhos que se destacam são, uma melhora de cerca de 10% de potência e torque em carros aspirados. Se o veículo vem original de fábrica com um motor turbo, essa média pode ser de cerca de 30% de potência e torque comprovados em dinamômetro. Esses ganhos são variáveis, nem todos terão a mesma porcentagem de ganho, pois cada carro tem sua especificidade, mas duas vantagens para todos os motoristas são, mais potência e segurança.

Caminhão

Com a popularização da reprogramação de injeção eletrônica outras categorias começaram a buscar essas melhorias e ganhos. Assim então que os veículos pesados a diesel, começaram a ganhar espaço e fazer parte desse cenário.

Além da melhoria de potência do motor, os ganhos de torque, os motoristas de caminhões notaram vantagens em outros pontos como, por exemplo, uma melhor resposta e desenvolvimento do motor. Isso, para quem vive na estrada, é de um grande ganho pois proporciona viagens mais curtas, menos troca de marcha, economia de combustível e isso no fim de uma viagem pode significar até mesmo menos desgaste da saúde física do motorista.

Remap em máquinas agrícolas - saveiro preta do atendimento da Strike Brasil no campo, na frente de um trator vermelho

Máquinas agrícolas

Com o avanço da tecnologia também inserida no maquinário agrícola, essa categoria também pode fazer a reprogramação de injeção eletrônica e os ganhos para o produtor rural são excelentes.

Motores mais fortes trabalhando em menos tempo e possibilitando uma atuação maior na sua área de produção, são alguns dos ganhos em máquinas agrícolas.

Um motor agrícola com mais torque e mais capacidade, trabalhando em uma área com giro menor, traz também ganhos de consumo, o que aumenta significativamente o tempo de vida útil do motor. O produtor vai levar mais tempo para precisar fazer manutenção ou trocar de máquina, que não são baratas, ou seja, no fim das contas é mais lucro ao bolso do produtor rural.

Para conhecer as principais vantagens do remap agrícola leia nosso artigo “Remap em máquinas agrícolas: como economizar combustível e aumentar a produtividade“.

Motos

Para os motociclistas que amam pilotar sob duas rodas, também é possível aproveitar as vantagens da reprogramação de injeção eletrônica. As motos ganham ainda mais poder de aceleração em todas as faixas de giro, é a convicção de ter um perfeito equilíbrio entre o ganho de desempenho e mais prazer ao pilotar em altas ou baixas rotações.

Se você está se perguntando se fazer remap em moto é a mesma coisa do que instalação de chip de potência nós temos esse conteúdo “Chip de potência para motos, funciona?“, que foi escrito especialmente para responder essa dúvida.

Mesmo sendo supermáquinas, sabia que você pode aumentar ainda mais a potência da sua Harley Davidson? Acesse o texto Harley Davidson: como aumentar a potência da sua moto, e descubra.

Linha náutica

Grupo ainda desconhecido por muitos clientes, mas que tem um potencial para atingir grandes ganhos. A linha de veículos aquáticos também pode passar por uma reprogramação de injeção eletrônica e melhorar a capacidade de resposta, torque e potência, o que garantirá passeios ainda mais esportivos e divertidos.

Conheça esse simulador e descubra os potenciais ganhos do seu veículo com o software da Strike Brasil.

Carros com melhores resultados de remap

Com anos de história, mais de 10 mil carros reprogramados, nós separamos quais são os 9 carros com os melhores resultados após um remapeamento. Por sermos a maior e melhor empresa do ramo da alta performance do Brasil trazemos números reais do nosso banco de dados.

Ao todo são 5 camionetes e 4 carros a gasolina ou flex com motor turbo. Dentre nossos queridinhos temos o remap em UP TSI, veículo muito procurado por nossos clientes. Após o nosso remap no UP TSI ele pode passar dos 130cv de potência, com ganhos acima dos 28% em relação a leitura inicial com a potência original de fábrica.

Agora você já sabe o que é remap então se quer saber mais sobre reprogramação de injeção eletrônica, siga a Strike Brasil nas redes sociais. Caso tenha interesse no serviço, fale com nossos especialistas pelo WhatsApp.

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress