Dicas para uma viagem com segurança 

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

Confira aqui as melhores dicas para uma viagem com segurança.

Viajar é um dos momentos mais esperados pela grande maioria das pessoas. Quando planejamos uma viagem, a ideia é que tudo saia da melhor forma possível, e você consiga aproveitar todos os momentos e descansar bastante, certo?

Mas, para que assim seja, é muito importante que você tome alguns cuidados, e dê mais atenção a alguns pontos da viagem, para conseguir viajar com tranquilidade e segurança.

Pensando nisso, e por saber que muitos de vocês gostam de dicas sobre o assunto, resolvemos preparar esse post totalmente voltado para te dar algumas dicas de como viajar com segurança!

No entanto, esses reforços não foram feitos para dificultar a sua vida, mas sim para te dar mais segurança e te manter protegido.

Continue a leitura para conferir nossas dicas práticas e úteis para uma viagem com segurança!

Dicas para uma viagem com segurança

Prepare-se

Em primeiro lugar, apesar de parecer muito óbvio, é necessário se preparar e planejar a sua viagem com cuidado, independente se o destino é perto ou longe, ou se é a sua primeira vez ou décima vez por lá.

Antes de ir, sempre dê uma olhadinha nas notícias da região. Confira se existe algum protocolo específico que precisa seguir, se é necessário tomar alguma vacina para entrar no local, os melhores bairros para se hospedar e etc.

Uma dica é, após decidir o local de destino, já preparar, inclusive, um roteiro com ideias de passeios, lugares para conhecer e restaurantes para ir durante os dias que você estiver por lá.

Outra ideia bem bacana é aproveitar do Google Maps para andar virtualmente pelas ruas da cidade, e conferir como são as condições do bairro em que você pretende ficar, a proximidade dos restaurantes e os caminhos que você provavelmente terá que percorrer nos seus roteiros.

Confira várias vezes a documentação

Essa é uma parte do checklist de viagem que muitos turistas esquecem, e que pode levar a muito estresse desnecessário.

Apesar da tecnologia estar avançando rapidamente, ter os documentos em mãos na hora de viajar é obrigatório. 

Portanto, não esqueça de conferir se você pegou os principais documentos que precisará utilizar na sua viagem, como RG, passaporte, carteira de motorista, carteira de vacinação, carteirinha do convênio e etc.

Aqui também cabe dar uma outra dica muito útil para você: sempre escaneie todos os seus documentos, e coloque-os em uma pasta de arquivos dentro de uma nuvem, como o Google Drive. 

Isso porque, em caso de roubo, por exemplo, fica fácil de acessar esse arquivo e os seus documentos.

Tirar fotos e deixar na galeria do celular também pode ser uma boa ideia. Assim como baixar os aplicativos oficiais de documentos que temos disponíveis hoje.

No entanto, caso aconteça algo com o seu celular, você pode acabar ficando sem acesso a eles. Por isso, recomendamos guardar em nuvem.

Além dos documentos, você pode aproveitar para colocar na nuvem qualquer outro papel que seja importante para a viagem, como passagem, comprovante de hospedagem no hotel e etc.

Ademais, antes de sair, confira várias vezes se pegou todos os documentos, e coloque-os em um lugar de fácil acesso dentro da bolsa.

Tenha um seguro de viagem

Essa dica talvez seja uma das mais importantes de todas que apontamos aqui: nunca faça uma viagem sem um seguro.

Naturalmente, já estamos propícios a passar por casualidades no dia a dia. Mas quando estamos falando em fazer uma viagem para longe de casa, deve-se dobrar a atenção e o cuidado com relação à segurança.

Por isso, fazer um seguro viagem, apesar de te fazer gastar um pouco mais, pode te ajudar a lidar com diversas situações inesperadas, conseguir atendimento, conseguir comprar remédios caso necessário. E ainda reduzir os gastos que você teria com algum acidente ou atendimento médico.

Na hora de escolher um seguro de viagem, também é essencial analisar com cuidado quais são as coberturas e os benefícios do seguro que contratou. Dessa forma, você saberá recorrer se necessário e garantir os seus direitos.

Faça a revisão automotiva antes de viajar

Para uma viagem com segurança, é fundamental que você faça uma vistoria completa no veículo.

A revisão permite verificar as condições dos diferentes sistemas do seu carro. Assim, é possível identificar potenciais riscos à sua viagem. Por exemplo, analisando se todos os sistemas estão em boas condições ou se há alguma peça que precisa ser trocada.

Aliás, a falta de manutenção preventiva é um dos grandes fatores para acidentes. Se o problema acontecer quando o carro está em alta velocidade, aliás, o resultado pode ser fatal.

Em dias de chuvas, por exemplo, a falta de troca dos pneus, ou seja, usá-los “carecas”, podem causar a aquaplanagem, levando o motorista a perder o controle do veículo.

Portanto, antes de pegar a estrada, leve seu veículo a uma mecânica especializada para uma revisão completa. Pode parecer um gasto desnecessário ou exagero, mas a manutenção preventiva pode salvar vidas ou, no mínimo, economizar e evitar muita dores de cabeça.

Faça a reprogramação da injeção eletrônica (Remap)

Por fim, uma dica pouco comentada, mas que possibilita uma viagem mais confortável e segura, é realizar a reprogramação da Central de Injeção Eletrônica (Remap).

Comum no meio de performance automotiva, o Remap permite alterar alguns parâmetros do software da central de injeção eletrônica dando mais potência, torque e dirigibilidade para o veículo.

Apesar de ser comumente usada por quem quer mais potência, essa melhoria no motor também tem impacto positivo em viagens.

Por exemplo, com mais torque e potência, ultrapassagens e retomadas se tornam muito mais seguras. Com menor tempo de resposta do motor, o veículo responde melhor aos comandos do motorista.

Quer saber mais sobre o Remap? Então, entenda neste artigo como ele funciona na prática!

LEIA TAMBÉM...