Pesquisar
Close this search box.

Por que um carro não vem com Remap de fábrica?

Existem muitas pessoas que pensam que se reprogramação fosse algo bom e seguro isso seria feito dentro da fábrica e não em empresas externas.
Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

2 min. de leitura

Existem muitas pessoas que pensam que se reprogramação fosse algo bom e seguro isso seria feito dentro da fábrica e não em empresas externas. E é comum ouvirmos: Por que um carro não vem com remap de fábrica?

Existem dois motivos principais para que um veículo tenha potência do motor menor do que poderia ter, saído de fábrica. São eles: margem para aumentos futuros, e utilizações em plataformas diferentes. 

Com uma curta história, conseguimos explicar os dois primeiros motivos: vamos tomar como base um conhecimento sobre o lançamento do caminhão Volvo FH500 para o Brasil. Dentro da fábrica, os engenheiros sabiam que o motor havia sido mecanicamente para suportar até 1000cv de potência. No entanto, estavam desenvolvendo o FH500 – o “500” do nome se refere à potência desta versão que deveria ter 500 cavalos, e na época seria o mais potente da série. 

Mas por que um motor com capacidade de 1000cv para desenvolver “apenas” 500cv? 

O motivo é que o motor deveria ter uma margem de aumento de potência futura, para não ser necessário desenvolver um motor totalmente novo para se conseguir alguns cavalo de potência a mais. Prova concreta disso foi o lançamento do Volvo FH540, com 40cv a mais, porém exatamente o mesmo motor e trem de força, apenas alguns meses após o lançamento do FH500, pois um concorrente lançou um caminhão com mais de 500cv na mesma categoria. 

Outro exemplo é o caso da BMW 320i 2.0T: 184CV e BMW 328i 2.0T: 245CV. As duas possuem exatamente o mesmo motor, mesma caixa de câmbio, a parte de mecânica é toda a mesma. A única diferença é o mapa de injeção eletrônica da fábrica. 

Concluindo, as fábricas fazem isso para abrir o portfólio de motores, usam o mesmo em diversas aplicações e potências diferentes para justificar preço entre as versões. É mais barato fazer um só motor para 300cv e oferecer com 180cv, 240cv, e 290cv. Mais barato trocar o mapa, do que projetar três motores diferentes. Por isso um carro não vem com remap de fábrica.

Para saber tudo sobre reprogramação de injeção eletrônica, recomendamos a leitura desse texto Injeção eletrônica – Qual a sua função e como funciona? Onde explicamos sobre Remap. 

Quer deixar o seu veículo mais potente com o nosso Remap? Fale conosco e te guiaremos para a unidade mais próxima de você.

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress