Seja um franqueado

redes sociais

CENTRAL DE
ATENDIMENTO

0800 887 0929

Idiomas

EnglishPortugueseSpanish

16 de março de 2021 - Blog

Por que motor turbo tem mais ganho em remap do que aspirado?

Com tanta tecnologia e opções de peças, manutenção e serviços, qual é melhor: carro turbinado ou aspirado?

Com a era turbo na fórmula 1 em meados da década de 80, o motor turbocompressor começou a ganhar força e fama. Até o final da década de 90 marcas conhecidas como Volkswagen, Audi e Volvo já comercializavam alguns modelos com esse tipo de motor. 

Mesmo o mercado brasileiro ainda estar atrasado em relação ao mercado europeu, hoje em dia já temos à disposição diversos modelos carro turbo. Motores 1.0 com motor turbo que entregam potência parecida com veículos 1.6 aspirados, por exemplo, estão ganhando boa fatia do mercado automobilístico brasileiro. 

Há vários tipos de motores no mercado e no que diz respeito a potência, saber diferenciar um motor comum, conhecido como “motor aspirado” que seja muito potente, de um motor turbo com baixa cilindrada já é um bom começo para falarmos de desempenho automotivo. 

Alguns amantes de performance automotiva apresentam dúvidas sobre qual sistema é melhor para os automóveis, qual é o mais eficaz. Afinal de contas, com tanta tecnologia e opções de peças, manutenção e serviços, qual é melhor: carro turbinado ou aspirado? 

Além disso, uma dúvida frequente que percebemos é, por que motor turbo tem mais ganho em Remap do que motor aspirado?

Para começar a entender, é preciso conhecer o motor turbo e o aspirado e suas diferenças. 

Motor Turbo

motor turbo tem mais ganho em remap - motor turbo compressor em funcionamento

O motor com sistema turbo utiliza o fluxo de gases de exaustão. Esse fluxo faz girar um eixo que na outra ponta tem uma hélice com a finalidade de comprimir o ar atmosférico. Com isso feito, esse ar que está comprimido é conduzido para a admissão do motor por meio de um conjunto de mangueiras e canos pressurizados. 

O turbocompressor comprime o ar e aumenta a pressão na admissão e em conjunto com um expressivo aumento na injeção de combustível, acaba produzindo uma cavalaria bem superior à original. Ocorrerá uma melhor explosão, e por consequência, mais potência é gerada pelo motor. 

Motor Aspirado

O motor aspirado funciona de maneira diferente. Ele opera sem nenhum dispositivo auxiliar para aumentar a potência, como por exemplo o turbo ou compressor. No caso do carro aspirado, a pressão depende exclusivamente da pressão atmosférica local.

Esse modelo de motor não sofre uma interferência externa. O ar é absorvido pelo movimento vindo do pistão, então a pressão que é criada no interior da câmara de combustão é uma pressão menor do que a atmosférica. 

Existe remap para motor aspirado? Sim, existe pois todo motor tem uma margem de sobra de potência que vem configurada das montadoras. O que acontece é que no motor aspirado o ganho de remap é menor do que comparado a motor turbo, já que naturalmente é um motor com menos componente e mais fraco. 

Atualmente algumas montadoras oferecem tanto uma versão com maior cilindrada como uma com motor turbo do mesmo modelo. 

Como funciona o remap

Remoção Limitador de Velocidade

Remap nada mais é do que uma alteração no software responsável pela administração do motor do veículo. É um ajuste do veículo com a intenção de permitir um melhor desempenho para cada necessidade. 

Todo veículo que tenha uma peça chamada de central eletrônica de injeção (ECU), pode receber uma reprogramação, desde veículos, implementos agrícolas, motor náutico até caminhões. É por meio dessa central que se tem acesso a informações que, quando alteradas, levarão a uma otimização do veículo, aumentando a potência do motor e o torque.

Se você ainda não sabe o que é remap, reprogramação de injeção eletrônica, nós temos um texto onde explicamos tudo sobre remap. Nesse artigo apontamos o que é, vantagens de fazer reprogramação, quais são os tipos de transporte que podem fazer remap e muito mais. 

Remap não é tudo igual

A Strike Brasil é a maior autoridade em Remap (reprogramação de injeção eletrônica) da América Latina, contando com mais de 35 unidades espalhadas pelo Brasil, Bolívia e Paraguai. 

Nossos mapas são desenvolvidos por uma equipe especializada de engenheiros europeus, altamente treinada e que segue um rigoroso padrão de qualidade. Para quem quer conhecer mais, apresentamos 7 motivos para reprogramar seu carro com a intenção de permitir um melhor desempenho para sua necessidade.Quer deixar o seu veículo mais potente com o nosso remap? Clique aqui e fale conosco.

OUTROS POSTS

Tem uma Ranger e uma Amarok V6 exclusiva na promoção Strike Brasil 2021. É a sua chance de enfim ganhar sensacionais prêmios.

Ver mais

Existem alguns macetes para afiar suas facas e conseguir fazer um bom uso delas. Então vamos te dar dicas de como manter sua faca afiada.

Ver mais

Os ganhos são variáveis para cada carro. Vamos citar exemplos reais dos ganhos de cavalo do carro de nossos clientes.

Ver mais

Desenvolvido por:

Strike Brasil
Razão Social: Dianzi Motors do Brasil EIRELI
CNPJ: 15.410.512/0001-01