Quais as diferenças entre motor turbo e aspirado?

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

Para amantes da performance automotiva, saber a diferença entre motor turbo e aspirado é um conceito que todos devem conhecer. Então, qual será sua diferença? Por que o turbo é tão admirado no universo da performance automotiva?

Continue lendo e entenda as principais diferenças entre o motor turbo e aspirado, além de entender como um carro pode ganhar até mais de 44% de performance!

Como funciona o motor aspirado

O motor aspirado é aquele que não possui outro dispositivo auxiliando no aumento de potência do motor. Assim, o ar é aspirado pelo movimento do pistão dentro da câmara de combustão.

Via de regra, o acionamento das válvulas e combustão dependem do volume de ar que entra na câmara. Com isso, o motorista percebe uma progressão quase que linear no desempenho do veículo.

O nome “aspirado” se dá pelo fato de que, quando o pistão se desloca no cilindro, é gerado uma pressão atmosférica menor dentro da câmara de combustão. Assim, o ar é aspirado para dentro do cilindro para gerar a combustão.

Nesse sentido, os modelos aspirados possuem algumas vantagens:

  • Menor custo de produção e manutenção;
  • Pode dar menos problemas de manutenção;
  • Pequenas alterações podem gerar ganhos de potência (ampliação do escape ou filtro esportivo, por exemplo);
  • Som mais “limpo” (para quem gosta de algo mais suave).

Ao passo que pode trazer algumas desvantagens, tais como:

  • Maior consumo de combustível;
  • Para ganhos significativos em potência, é necessário modificações especializadas;
  • Se instalar kit turbo no motor aspirado, ele pode apresentar menos torque em baixa rotação e oscilações em marcha lenta.

O que é motor turbo

Os motores turbo, como o nome indica, utilizam de um turbocompressor para aproveitar dos gases de escape, que são desperdiçados pelo motor aspirado, para usar sua energia e comprimir o ar atmosférico.

Com isso, um motor aspirado consegue ingerir mais ar na câmara de combustão, o que é essencial para extrair mais potência do motor.

Aliás, há turbo fixo e variável. No modelo fixo, não há uma regulagem da pressão do fluxo de gases ou pressão. Enquanto o turbo variável controla a dosagem de gases de escape que passam pela turbina para regular a pressão.

Como funciona o motor turbo 

O motor turbo e aspirado tem a grande diferença de que no modelo turbo há um conjunto de componentes para usar a energia cinética dos gases de escape para comprimir o ar atmosférico.

Assim, o turbo é composto por duas câmaras, conhecidas como compressor e turbina. Esse conjunto é, então, conectado ao coletor de escape do motor a combustão.

Com isso, os gases que saem do motor passam pela turbina, que utiliza a energia dos gases para girar um rotor, que é interligado entre as duas câmaras. Por estarem conectados, o rotor do compressor também gira, permitindo que o ar atmosférico (filtrado) seja pressurizado.

Em seguida, o ar pressurizado entra no sistema de admissão do motor para participar da combustão. Dessa maneira, o motor consegue gerar mais potência a cada rotação, diferente do motor aspirado que não possui essa etapa de comprimir o ar.

Quais suas vantagens

Além do ganho óbvio em potência, o motor turbo também traz outros benefícios:

  • Dependendo do pico de torque, o veículo economiza combustível, já que não precisa de tanta energia para ganhar e sustentar a velocidade;
  • Oferece mais conforto;
  • Melhora o tempo de resposta do motor;
  • Permite ultrapassagens e retomadas mais seguras, mesmo em baixa rotação;
  • Motores turbo emitem menos gases poluentes uma vez que aproveitam a energia dos gases para aprimorar a eficiência do motor.

Então, qual a diferença entre motor turbo e aspirado?

Em suma, a grande diferença entre motor turbo e aspirado está na forma em que o ar chega aos cilindros de combustão. No modelo aspirado, o ar é “sugado” pela pressão atmosférica, enquanto os motores turbos utilizam o conjunto turbocompressor para fornecer ar pressurizado aproveitando os gases de escape.

Aliás, vale destacar que não há diferença se um motor dura mais que o outro. Muitas pessoas acreditam que o motor turbo dura menos que o aspirado, ou até mesmo que o turbo prejudica componentes de transmissão.

Entretanto, vemos que um motor turbinado de fábrica possui a mesma duração do aspirado, uma vez que todo o conjunto foi projetado para receber o turbo. Logo, um motor aspirado modificado terá uma vida útil menor, já que depende de vários fatores, desde qualidade do kit turbo aplicado até a forma em que foi feita a preparação do veículo.

No caso da transmissão, o motivo é o mesmo: um carro turbo de fábrica foi totalmente projetado para receber torque maior, logo, não há prejuízos em durabilidade.

Motor turbo e aspirado dá diferença no Remap?

Agora que você já sabe as diferenças entre motor turbo e aspirado, aqui vai mais uma: sabia que o motor turbo tem mais ganho no Remap?

O que é remap?

Remap, ou reprogramação da Central de Injeção Eletrônica (ECU), nada mais é do que a alteração do software da central. Como ela funciona como o cérebro do veículo, ao alterar os parâmetros das tabelas de controle, é possível liberar mais potência e torque.

Nesse artigo você entende em detalhe como funciona o Remap Strike Brasil.

Por que o motor turbo ganha mais com o Remap do que os aspirados?

De um modo geral, um motor aspirado com o nosso Remap STK melhora em cerca de 10% em potência e torque. Por outro lado, motores turbos de fábrica podem chegar a média de 30% em ganhos de torque e potência comprovados no dinamômetro.

Aliás, em alguns casos, motores turbos podem passar dos 40%. Por exemplo, a BMW 320I Turbo que vem de fábrica com 184cv, passou a ter 265cv após o Remap Strike Brasil, um ganho de 81cv de potência.

Outro exemplo interessante é o Golf GTI 2.0 Mk7, que possui 220cv, mas após o Remap STK, chegou aos incríveis 310cv, um aumento de 90cv!

Entretanto, por que o motor turbo e aspirado não possui os mesmos ganhos? Como vimos neste texto, o motor aspirado já é menos potente e mais fraco, de modo que alterações de software possuem ganho marginal comparado aos ganhos dos motores turbo.

Quer entender mais sobre o aumento de performance com o remap? Confira neste artigo quantos cavalos o carro ganha com um Remap Strike Brasil!

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.


    LEIA MAIS
    Compartilhar
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no whatsapp

    LEIA TAMBÉM...

    Remap de motos vale a pena?

    Sabia que existe remap de motos? É possível aumentar a potência da sua motocicleta sem precisar fazer qualquer modificação mecânica e ter ganhos acima dos

    Leia mais