Pesquisar
Close this search box.

Vantagens do downpipe: por que instalar no seu carro

Picture of Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

Se você quer elevar a potência do seu carro e não sabe exatamente como fazer isso, então você chegou ao local certo! Confira aqui quais são as vantagens do downpipe no seu carro.

Hoje, vamos te contar tudo sobre o downpipe, o que é, como ele funciona e como ele pode te ajudar a fazer um belo upgrade no seu veículo, ajudando a maximizar a potência do seu carro.

Falando bem superficialmente, o downpipe é um upgrade que pode ser feito nos automóveis. Ele ajuda a aumentar a potência, funcionando como uma fonte significativa de energia, que eleva a sua experiência de condução para outro nível.

Portanto, se você tem dúvidas se vale a pena investir em um downpipe, se ele realmente funciona e como ele vai atuar na prática, continue a leitura para você conferir todas as informações que precisa saber sobre o assunto.

Como funciona o downpipe?

Basicamente, o downpipe representa a primeira parte do escapamento, e ele funciona como um tubo que vai ligar o escapamento ao turbocompressor.

Esse tubo, que chamamos de downpipe, vai trabalhar analisando e reduzindo os gases poluentes que os motores emitem quando o automóvel está em movimento.

Além disso, também ajuda a diminuir o ruído da turbina e deixar o carro mais silencioso.

Mas esse trabalho de redução dos gases e do barulho da turbina também afeta, diretamente, a velocidade do fluxo de gases da turbina, tornando-o mais lento.

Nesse cenário, muitas pessoas preferem melhorar o turbo, de forma a conseguir ganhar um pouco mais de potência no escapamento do carro e, consequentemente, deixá-lo mais rápido.

Normalmente, os downpipes que podemos encontrar no mercado, são elaborados para conseguir simplificar o processo de fluxo de gases do automóvel, aumentando o fluxo. 

Fisicamente falando, os downpipes que ajudam a fazer o upgrade dos veículos, são diferentes dos de fábrica. Eles possuem um tamanho maior, e um formato mais convencional para a circulação dos gases.

Como resultado dessa mudança, os motoristas podem aproveitar do ganho de desempenho dos seus veículos.

Vantagens de instalar um downpipe no seu carro

Dentre as vantagens de investir em um downpipe novo para o seu carro, a principal e mais importante é, sem dúvida, o ganho de desempenho do veículo.

Atualmente, é permitido adicionar entre 10 e 20 cavalos apenas. Mas o ganho se torna muito perceptível para os motoristas, e faz toda a diferença durante o uso do veículo no dia a dia.

Outra vantagem de fazer a troca do downpipe, é o barulho do ruído do motor e do ronco da turbina, que tende a aumentar. Isso deixa o carro com uma identidade mais esportiva. 

Por isso, a troca do downpipe costuma muito ser feita por pessoas que são apaixonadas por motores.

Além disso, a troca do downpipe pode ajudar na redução dos gastos de combustível do veículo. E pode ajudar o seu carro a melhorar a resposta em acelerações.

Para finalizar, a troca do downpipe por um material mais leve e com maior condutividade térmica, também é muito vantajoso para quem possui um veículo esportivo, ou um carro off-road.

Vale a pena fazer um downpipe no seu carro?

Como comentamos, fazer um upgrade no downpipe do seu carro pode trazer diversas vantagens, sendo o principal deles o aumento do desempenho do seu veículo.

Portanto, podemos dizer que vale sim a pena fazer a troca do downpipe do seu carro, se a sua principal intenção for elevar a potência do motor.

Esse procedimento é bem procurado por pessoas que possuem carros off-road e esportivos, e os utilizam para a prática de esportes radicais. Pois garante que o ganho de eficiência é real.

Mas precisamos ressaltar aqui a necessidade de você procurar uma boa oficina mecânica para realizar o serviço para você.

Pois é essencial escolher o novo downpipe corretamente para o seu tipo de veículo, e que a troca seja feita da maneira certa.

Caso contrário, o seu veículo pode ficar suscetível a alguns problemas, incluindo a deterioração do motor. 

Por isso, pesquise bastante sobre o local e sobre o novo downpipe que irá instalar, busque por avaliações de outros compradores, e se certifique de que a marca e a oficina são confiáveis.

Apesar da troca do downpipe ser vantajosa, você precisa garantir que ela será feita do jeito certo. E que não vai acabar prejudicando o seu veículo, levando a gastos maiores no futuro.

Devo fazer o Remap no veículo depois de instalar um novo downpipe?

No geral, não é necessário fazer a Reprogramação de Injeção Eletrônica (Remap) depois de realizar a troca do downpipe do seu veículo.

No entanto, ao fazer o serviço de reprogramação, você consegue eliminar o sensor 2, que acende a luz do painel quando existem avarias no motor, e que costuma ficar acesa depois do downpipe, por conta da retirada do catalisador.

Além disso, enquanto o downpipe consegue garantir um ganho de potência entre 5 a 6 cavalos, o Remap consegue melhorar o desempenho do seu veículo em até 30%

Por isso, se você quiser elevar ainda mais a potência do seu carro, fazer o Remap mesmo depois do downpipe pode ser uma boa ideia.

O downpipe é prejudicial para o motor do veículo?

Para finalizar o artigo, vamos responder a uma pergunta muito comum entre os motoristas quando o assunto é downpipe: essa mudança é prejudicial para o motor do carro?

O downpipe não é prejudicial para o motor do carro. Mas desde que seja feito da maneira correta, e seguindo todas as orientações para o veículo em questão.

Afinal, esse processo de troca de downpipe, na verdade, só vai liberar o seu veículo de uma restrição que é imposta para reduzir ruídos e a eliminação de gases. Ou seja, ele não vai afetar diretamente a saúde do seu veículo.

Quer saber mais sobre as tendências na personalização automotiva? Então, confira este artigo completo com as principais customizações dos veículos que estão em alta!

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress