Pesquisar
Close this search box.

Tábua de carne para churrasco: como limpar e preservar a qualidade da madeira

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

3 min. de leitura

Se você é um apreciador de bons momentos na cozinha, entender a importância de cuidar da sua tábua de carne para churrasco é fundamental. Feitas de madeira maciça, essas tábuas são excelentes aliadas na preparação de alimentos. No entanto, assim como qualquer utensílio, exigem atenção para garantir sua longevidade e a qualidade das refeições que você prepara.

Aqui estão algumas orientações valiosas para conservar sua Tábua de carne para churrasco da melhor forma:

Limpeza adequada

Após cada uso, lave a tábua de carne com água morna e detergente suave. Não use água quente, pois ela pode ressecar a madeira e causar rachaduras. Em seguida, seque bem a tábua com um pano seco e deixe-a secar completamente em local arejado. Nunca deixe a tábua de molho em água por muito tempo, pois isso pode danificar a madeira.

Use sabão neutro

Quando precisar limpar sua tábua, utilize sabão neutro e uma esponja macia. Evite o uso de produtos abrasivos ou muito agressivos, pois eles podem danificar a superfície da madeira.

Seque bem

Após a limpeza, seque bem a tábua com um pano seco e deixe-a em um local arejado por algumas horas antes de guardar. Nunca guarde a tábua ainda úmida, pois isso pode causar mofo e odores desagradáveis.

Evite contato com alimentos crus

A madeira da tábua de carne é porosa e pode absorver líquidos e bactérias. Por isso, evite cortar alimentos crus na tábua e use uma tábua separada para esse fim. Lembre-se também de higienizar bem a faca após cortar alimentos crus antes de usá-la na tábua de carne.

Hidratação da madeira com óleo mineral

A madeira da tábua de carne precisa de hidratação regular para evitar que ela resseque, rache e absorva água. A cada duas semanas, aplique óleo mineral na tábua e deixe-o agir por algumas horas antes de enxaguar e secar a tábua. O óleo mineral ajuda a criar uma camada protetora na madeira, evitando a absorção de líquidos e bactérias.

Esse processo também é conhecido como selagem e vamos explicar detalhadamente a seguir.

Como selar a tábua de madeira

Para selar a tábua de madeira, você vai precisar de óleo (pode ser óleo de cozinha ou óleo mineral) e papel toalha. Basta derramar uma quantidade generosa de óleo na tábua e espalhar por toda a superfície, incluindo os dois lados. 

Em seguida, retire o excesso de óleo com um papel toalha seco e deixe a tábua descansando por um dia inteiro antes de usá-la. Nesse tempo, a madeira vai absorver todo o óleo e ficar impermeabilizada.

É importante lembrar que a selagem da tábua de madeira não é um processo único. É preciso repeti-lo pelo menos uma vez por mês para manter a barreira impermeabilizante sempre funcionando. 

A selagem não resolve o problema da sujeira na tábua, então é importante lavá-la sempre que for usada, usando um pano úmido e detergente. Nunca coloque a tábua de molho ou em um lava-louças, pois isso pode comprometer a selagem.

Armazenamento adequado

Guarde a tábua de carne em local seco e arejado, longe de umidade e calor excessivo. Evite empilhar outras panelas ou utensílios em cima da tábua, pois isso pode causar riscos e danificar a superfície.

Além disso, considere armazená-la na posição vertical. Isso não apenas evita possíveis danos à superfície, mas também permite uma melhor circulação de ar ao redor da tábua, reduzindo o risco de acúmulo de umidade.

Por fim, se você planeja deixar a tábua de carne em repouso por um período prolongado, considere cobri-la com um pano limpo e seco. Isso ajudará a proteger a superfície da tábua contra poeira e possíveis impactos acidentais.

Mais dicas para o seu Churrasco

Aqui no Blog da Strike Brasil você pode conferir também nosso artigo sobre “8 Dicas essenciais para fazer um bom churrasco“. E se você quer estar bem equipado para um churrasco de qualidade, veja o artigo “Acessórios que não podem faltar na hora de fazer um churrasco“. Por fim, um churrasco bom, depende também de carnes de qualidade, por isso criamos o artigo “Quais os melhores cortes de carne para churrasco?“.

Tábua de carne para churrasco STK ®

Tábua de carne para churrasco STK - Strike Brasil Store

Se você é um entusiasta de um bom churrasco, sabe a importância de ter uma tábua de carne de qualidade. A Tábua de Carne para Churrasco STK® da Strike Brasil é fabricada em madeira maciça resistente e durável, garantindo o melhor desempenho na hora de preparar suas carnes favoritas. 

Seguindo essas dicas, você terá uma tábua de carne de madeira sempre bonita e em perfeitas condições de uso. Aproveite seu churrasco com qualidade e segurança, e não se esqueça de conferir outras opções de produtos exclusivos da Strike Brasil em nossa loja online!

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress