Pesquisar
Close this search box.

Golf: As 8 gerações do hot hatch mais amado do Brasil

Com mais de 45 anos de seu lançamento, o Golf é o carro com maior sucesso da Volkswagen. Apresentamos as 8 gerações desse hot hatch amado.
Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

Com mais de 45 anos de seu primeiro lançamento, o Golf é hoje o carro com maior vendas e sucesso da Volkswagen, ultrapassando até mesmo o lendário fusca. E por isso estamos aqui hoje para te apresentar as 8 gerações do hot hatch queridinho de muitos no mundo inteiro. 

História do Golf

Primeiramente, uma lenda não se constrói da noite para o dia. Desde 1974, quando foi lançado na Alemanha, com o Golf Mk1, aliás, esse carro  já passou por muitas versões e adaptações ao longo desses anos todos. Algumas foram sucesso mundial, outras edições já tem suas controvérsias e não foram bem aceitas pelo público. 

No Brasil, de fato o Golf só foi começar a ter vendas abertas a partir de 1995, 20 anos após o lançamento oficial.Aqui, ele apareceu a primeira vez com a versão Golf GL da Alemanha e GLX vindo do México.  

As 8 gerações do Golf 

Golf MK1 

A primeira das 8 gerações do hot hatch queridinho foi lançada em 1974 com motor transversal e tração dianteira. Em apenas dois anos atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas no mundo. Por fim, em 1976 foi lançada uma versão mais esportiva o Golf GTI. 

Golf MK2

Depois de um sucesso absoluto na Europa do MK1, em agosto de 1983 foi lançada a segunda geração. O hot hatch mais queridinho do Brasil ganhou mais espaço interno e uma série de melhorias tecnológicas, como o caso da injeção eletrônica Bosch K-Jetronic (CIS), catalisador, freio ABS, direção hidráulica. 

Foi nessa segunda geração que surgiu o primeiro GTi. O ano de 1993 foi o último de produção do MK2. 

Golf MK3

Golf MK3

Conhecida como a terceira geração, o Golf MK3, fez sua estreia em agosto de 1991 e durou até 1998. O Golf MK3 foi o primeiro modelo a vir para o Brasil. Incluía o primeiro motor turbo diesel de injeção direta, além de uma unidade V6 2.8 litros de ângulo estreito.

Uma variável da linha MK3 foi o Golf Variant, lançado em setembro de 1993 como uma versão mais parecida com perua. 

No Brasil essa linha veio com as versões, GLX 2.0 e GL 1.8, além é claro da versão do Golf GTI 2.0 8v dotada de fluxo cruzado de admissão e algumas poucas, quase raras unidades do modelo VR6 2.8. 

Golf MK4

A quarta geração do golf conhecida como Mk4, durou de 1997 até 2003. Chegou ao Brasil em 1998, alguns meses depois de ser anunciada na Alemanha. Essa versão é considerada por muitos amantes de 4 rodas, como uma das melhores desse hatch. Sendo esta a primeira versão do Golf que teve um “irmão audi”, já que o A3 de primeira geração compartilhava a plataforma do Golf Mk4. 

Este modelo teve novas versões de alta performance incluindo uma versão VR6 3.2 litros em 2002. Assim como teve também a versão 1.8 turbo de 180cv. Este modelo com o facelift em 2007 ficou com a venda aberta no Brasil até 2014. Vinda dessa mesma geração tivemos também a versão com o nome Bora, um carro sedan. A versão GTI foi lançada inicialmente com 150cv e depois com 180cv. 

Em 2003 foram fabricadas apenas 99 unidades de Golf Vr6 destinados exclusivamente para o Brasil, sendo que apenas um deles tinha 4 portas. 

Golf MK5

A 5ª geração do Golf teve sua duração de 2003 a 2009. Lançada na europa em 2003, aos Estados Unidos em 2006 e ao Brasil somente na versão sedan Jetta também no ano de 2006. 

Certamente este foi o primeiro Golf a adotar o motor 5 cilindros de 150 cv que depois teve sua potência ampliada para 170cv. No Brasil ele veio com o modelo do Jetta Variant no ano de 2008. O Golf GTI dessa quinta geração usou um motor 4 cilindros turbo 2.0 de 200cv. E o motor 1.4 TSI foi lançado no fim do ciclo de vida dessa geração. 

Golf MK6

Uma geração que teve sua vida dentro do período de 2009 a 2012. O Golf mk6 foi criado sobre a plataforma PQ-35, a mesma da geração MK5. Adotando uma estética mais aerodinâmica, tornando mais eficiente e silencioso do que a versão anterior. 

Golf MK7

Estamos falando da até então, última geração que chegou ao Brasil. A geração Golf MK7 teve vida de 2012 a 2017. O primeiro a adotar a plataforma MQB, compartilhada da 3ª geração do Audi A3, Seat Leon e Skoda Octavia.

Este modelo é um pouco maior do que o MK6 mas ficou 100kg mais leve. O GTI adotou um motor 2.0 TSi de 220cv com a opção de performance de 230cv. Depois chegou a versão Golf R com 300cv e tração For Motion. 

Atualmente o Golf MK7 é oferecido com motores que vão de 1.03 cilindros, 1.4 TSi, 1.6 MSI e 2.0 TSI. Em 2017 o Golf passou por um facelift, com algumas mudanças estéticas externas porém principalmente no interior, com um painel novo e retrabalhado.

Aliás, um dos esportivos mais desejados por anos, o Golf GTI MK7 é um carro extremamente veloz, com muito torque e o melhor, com ótimos resultados de reprogramação de ECU (remap). O mercado de remap ao longo foi se aperfeiçoando e o Golf MK7 é um dos veículos com uma ótima performance de ganhos. Confira aqui nossos resultados da Reprogramação de ECU de um Golf GTI MK7.

Golf MK8

Com lançamento em 2019, em alguns países a oitava geração de Golf já está sendo comercializada desde dezembro do ano passado. Para a geração MK8 a Volkswagen está focando e apostando em híbridos e em conectividade. =

Afinal, você tem ou já teve algum Golf? Qual modelo que sempre foi seu sonho de consumo?

Lembre-se, se você quer deixar o seu Golf ainda mais potente, faça um remap com a Strike Brasil, a maior e melhor empresa de performance automotiva da América Latina. Entre em contato com nossa equipe de atendimento que direcionamos você para nossa unidade mais próxima.

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress