Seja um franqueado

redes sociais

CENTRAL DE
ATENDIMENTO

0800 887 0929

Idiomas

EnglishPortugueseSpanish

8 de outubro de 2020 - Blog

O que fazer quando a luz da injeção eletrônica não apaga no painel

Se a luz da injeção eletrônica não apaga no painel há vários erros que podem ocasionar isso. Apresentamos o que fazer e alguns motivos disso ter ocorrido.

Se a luz da injeção eletrônica não apaga no painel existem vários problemas que podem ter ocasionado isso. Existem vários sensores na injeção eletrônica e se um deles não estiver trabalhando corretamente, vai te avisar, acendendo a luz no painel.

Luz de injeção eletrônica

Antes de tudo, precisamos explicar que o nome desse sinal no painel não é “luz de injeção eletrônica”. Por quê? Porque essa luz pode acender por diversos motivos. Por isso, para você motorista que viu a “luz da injeção eletrônica acesa”, não precisa se apavorar. 

A primeira impressão que você pode ter é a de que isso é um problema muito grave, mas saiba que talvez não seja. Essa luz no painel pode acender, por exemplo, por uma simples falha na trava do porta-malas.

Esse sinal, se você olhar no manual do seu veículo, tem o nome de “check engine light”, ou seja, luz de verificação de motor. Ela pode acender por avarias no motor, no câmbio, no sistema de direção, ABS, tem carros que até uma lâmpada queimada pode acender essa luz. Então essa luz informa o motorista que tem alguma anomalia, não necessariamente uma anomalia grave, de motor ou de injeção.  

Vamos apresentar aqui o que fazer quando a luz da injeção eletrônica não apaga no painel e alguns motivos dessa luz ter acendido.

O que é Injeção Eletrônica

O módulo de injeção eletrônica controla praticamente o carro todo, como se fosse um cérebro, como por exemplo a mistura de ar/combustível que é enviada para o motor. Para saber tudo sobre a Injeção Eletrônica, e como ela funciona, recomendamos que leia nosso blog sobre o tema.

Procure ajuda profissional

Se a luz da injeção eletrônica não apaga no painel, a melhor pedida é sempre procurar um mecânico ou oficina mecânica de sua confiança para tentar descobrir os possíveis problemas. O profissional vai com um equipamento chamado Scanner fazer uma leitura do sistema de injeção do seu carro e detectar o problema. 

Scanner

Existe no mercado vários aparelhos Scanner que são aparelhos que vão ser conectados no seu carro, se comunicar com o módulo da injeção eletrônica, ler os defeitos, apagar o código de erros presentes e corrigir determinadas falhas fazendo alguns procedimentos adaptativos que estão presentes no carro. 

Existem equipamentos que vão fazer uma leitura mais genérica, vão ler rapidamente o carro. Assim como também existe aparelhos mais modernos e específicos. 

Já temos no mercado equipamentos nacionais, específicos que vão fazer adaptação de câmbio, dentre outras correções além de termos outros aparelhos específicos para determinada necessidade. Equipamentos para linha de carros importados e também outros equipamento mais genérico que vai fazer leitura inicial, apagar o código de defeito e leitura final do que está acontecendo com a injeção eletrônica do seu carro. 

Na maioria dos veículos, a tomada de diagnóstico (OBD2) geralmente fica próximo ao volante, na parte de baixo, próximo às pernas do motorista.Com os cabos conectados, o scanner se comunica com a leitura do defeito que ele está apresentando na injeção. Depois de identificar os problemas apontados pelo scanner, é hora de fazer as devidas correções, apagando a memória e ver se o defeito é esporádico ou se ele continua presente no carro. 

Ressaltamos que o mais indicado é sempre procurar um mecânico de confiança para ele fazer o reparo necessário do seu carro. 

Apagar luz da injeção eletrônica manualmente

É possível que em alguns veículos, a luz de Check – luz da injeção eletrônica, se apague automaticamente depois que o carro for ligado e desligado três vezes seguidas, sem ligar o motor. Assim o próprio carro apaga os códigos de erro que estavam causando o erro inicial da luz ligada. 

Isso pode acontecer porque a central está sempre se monitorando então, ela mesma pode identificar que havia uma pequena falha e logo depois essa falha voltou a funcionar corretamente, então a central identifica que não tem mais erro e apaga a luz do painel. 

Para fazer isso é só colocar a chave na ignição, virar ela por cerca de 1s (um segundo) e logo em seguida desligar por 1s (um segundo) também. Faça essa operação três vezes e depois ligue o carro normalmente. Verifique se deu certo e se o motor do seu carro está funcionando normalmente. 

Apagando sozinha

Antes de bater o desespero do que fazer, saiba que às vezes a luz pode apagar sozinha. Não é para você ignorar ela eternamente e não ir verificar, lembre-se carro precisa de cuidados e manutenção. Nos carros mais modernos, o próprio computador de bordo vai verificar de novo qual o problema causou a luz acesa. Dirija o seu veículo normalmente, se depois de dois ou três dias a luz da injeção eletrônica não apagar no painel, aí sim é hora de levar no mecânico de confiança, porque o problema não foi solucionado ou o erro ainda tá na memória da sua ECU. 

O que pode ser?

Muitos são os motivos que podem levar a luz da injeção eletrônica a não apagar no painel. Por isso que sempre indicamos a ajuda de um profissional que, independente do motivo da luz estar acesa, ao fazer a leitura e identificar o problema, ele conseguirá solucionar para você. 

É possível que seja um problema na sonda lambda, que fica numa posição bem estratégica no seu veículo, entre o coletor de exaustão e o catalisador, e é um sensor que faz a leitura dos gases de escape. Assim também como pode ser problema em algum outro componente do sistema de escapamento, como o catalisador por exemplo. 

O sistema de alimentação do motor também podem ser os causadores da luz da injeção eletrônica acender e não apagar no painel. Por exemplo, cabos de vela, bicos injetores, velas, bobinas, todos são componentes que podem deixar a luz acesa ou piscando. Os sensores podem estar com mal contato e também causar a luz da injeção eletrônica acesa. 

Luz da injeção eletrônica não apaga no painel: erros que podem ocasionar isso. O que fazer

OUTROS POSTS

Nós acreditamos que, o que já é bom, pode ficar ainda melhor. Por isso o remap para a nova Chevrolet S10 2.8L Diesel 2021 já está disponível em todas as nossas unidades!

Ver mais

Quer saber se chip de potência para motos dá resultado? Vamos responder tudo sobre conseguir mais potência de forma segura, eficaz e com ótimos resultados

Ver mais

Se a luz da injeção eletrônica não apaga no painel há vários erros que podem ocasionar isso. Apresentamos o que fazer e alguns motivos disso ter ocorrido.

Ver mais

Desenvolvido por:

Strike Brasil
Razão Social: Dianzi Motors do Brasil EIRELI
CNPJ: 15.410.512/0001-01