Pesquisar
Close this search box.

Filtro de partículas: como solucionar os principais problemas

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

O filtro de partículas é muito importante para auxiliar na redução de partículas nocivas para a atmosfera. Principalmente em um momento da história mundial em que o número de veículos cresce a cada ano.

É comum que, algumas vezes, o filtro de partículas do seu automóvel apresente alguns problemas e falhas. 

Nesses momentos, alguns motoristas preferem suprimir o uso dos filtros de partículas ao invés de substituí-lo.

Mas essa prática não é a ideal, e é altamente prejudicial ao meio ambiente.

Por isso, no texto de hoje, queremos te ensinar um pouco mais sobre o que é um filtro de partículas e como você pode solucionar os principais problemas que costumam aparecer. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!

O que é filtro de partículas?

O filtro de partículas de um automóvel nada mais é do que uma espécie de filtro de cerâmica. Ele pode ser feito com carboneto de silício ou cerâmica porosa de cordierite.

A estrutura física de um filtro de partículas se assemelha bastante a um favo de mel, pois possui várias pequenas células quadradinhas.

Esse filtro é alocado na linha de escape dos motores turbodiesel e dos motores a gasolina, que desde um tempo, começaram a receber essa peça na sua estrutura também. 

No geral, o objetivo principal do filtro de partículas é diminuir e evitar que partículas nocivas produzidas pelo carro cheguem até a atmosfera e prejudiquem o meio ambiente.

Enfim, vamos entender melhor sobre a finalidade dos filtros de partículas.

Qual a função do filtro de partículas e como ele funciona?

O filtro de partículas atua eliminando toda a fuligem produzida pelos automóveis. Essas fuligens, que são produzidas durante a combustão do combustível no motor do carro, são armazenadas por esse filtro. Isso impede que elas sejam soltas no meio ambiente.

Depois, essas partículas serão eliminadas e convertidas em gases inócuos durante o processo de regeneração feito pelo automóvel. 

Com isso, cada automóvel consegue eliminar menos gases poluentes durante a sua vida útil, contribuindo para manter a sustentabilidade mundial.

Problemas nos filtros de partículas

Quando falamos em filtro de partículas, um dos problemas mais comuns que podem aparecer é a obstrução do filtro, que acaba afetando, diretamente, o funcionamento do motor do veículo.

Isso acontece, pois, a queima do combustível pelo motor gera diversas partículas diferentes. Com tempo, algumas delas, como restos de metais e enxofre, acabam obstruindo o filtro por não serem eliminadas durante o processo de regeneração.

Outra situação muito comum que ajuda a entupir o filtro de partículas, é interromper os ciclos de regeneração. Isso acontece quando o motor realiza percursos curtos demais. Com isso, não tem tempo suficiente para fazer a regeneração ativa.

Quando acontece do motor realizar muitos percursos curtos, várias vezes consecutivas, as chances de o filtro de partículas começar a apresentar problemas é ainda maior.

Mas, então, o que fazer para lidar com esse problema da forma correta?

Como comentamos logo no início do post, muitas oficinas e mecânicos recomendam retirar o filtro de partículas. 

Esse procedimento, basicamente, vai desmontar o filtro do seu veículo para retirar o filtro interno e remontar a carcaça. Mas esse procedimento não é o ideal.

Para resolver o problema dos filtros de partículas, a melhor solução é a substituição do filtro. Ou, então, optar por fazer a limpeza do filtro, de forma a desobstruir as paredes do mesmo, e permitir seu uso por mais um bom tempo.

A escolha entre a substituição do filtro ou a limpeza vai depender muito mais do problema e da situação em que o seu filtro se encontra. E os valores dependem do modelo e da dimensão do filtro do seu carro.

Além da obstrução do filtro de partículas, que costuma ser um dos problemas mais comuns, existem alguns outros fatores que podem afetar diretamente o filtro de partículas. Então, confira algumas:

Problema no seu sistema de escape e de injeção

Se o seu carro começar a ter algum problema no sistema de escape, o filtro de partículas acaba sendo poluído de forma mais rápida por conta da alta produção de fuligem. 

O mesmo acontece caso o veículo esteja com problemas no sistema de injeção.

Consumo de combustível excessivo

Outro problema muito comum causado por filtros de partículas já muito poluídos, é o alto consumo de combustível pelo carro.

Esse padrão costuma acontecer em carros com problema no filtro de combustível. Afinal, quando o filtro entope ou fica muito poluído, o veículo acaba realizando muito mais processos de regeneração. Sem dúvida, isso eleva o consumo de combustível total.

Como preservar o filtro de partículas do seu carro?

Uma das melhores formas de evitar manutenções no filtro de partículas, que costumam ser caras, é tomando alguns cuidados para preservar o filtro em bom estado.

Para isso, o ideal é que o filtro passe por avaliação periodicamente, de forma a identificar, antes do problema aparecer, possíveis fissuras, danos ou quebra desses filtros, que pode acontecer durante impactos muito fortes, por exemplo.

Além disso, outra medida que você pode adotar é limpar os sensores para garantir uma melhor ligação elétrica do automóvel, e fazer verificações constantes dos níveis de óleo do carro e do líquido de refrigeração. Pois ambos também podem impactar no desempenho dos filtros de partículas.

Geralmente, os serviços de manutenção preventiva de veículos já incluem a avaliação dessa peça e de outras partes do carro que, se derem problema, podem acabar prejudicando o filtro, como o sistema de injeção e de escape.

Portanto, para manter o seu filtro de partículas em dia, é necessário fazer manutenções anuais para avaliar as condições do filtro e garantir que ele ainda está com a eficiência adequada!

Quer ainda melhores resultados, menos trocas de filtros e melhor performance para o seu veículo? Então, confira nossa linha de filtros automotivos STK! Para mais informações, entre em contato com nossos consultores de venda pelo WhatsApp.

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress