Pesquisar
Close this search box.

O que fazer para reduzir o consumo de combustível: 6 dicas práticas

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

Quer dicas sobre o que fazer para reduzir o consumo de combustível? Então, continue aqui, e confira as melhores dicas que trouxemos para você!

Economizar combustível é uma prática saudável tanto para o nosso bolso quanto para o meio ambiente como um todo.

Principalmente em momentos como o que vivemos hoje de altas no preço do combustível, é sempre bom contar com boas dicas de como economizar combustível e salvar um dinheiro a mais no final do mês, não é mesmo?

Mas, o que muitos motoristas não sabem é que é possível reduzir esse custo com ações bem simples, que ajudam na economia da gasolina gasta pelo carro no dia a dia.

Portanto, já que o seu carro precisa de combustível para rodar de qualquer jeito, é hora de começar a fazer com que ele aproveite ao máximo possível de cada centavo que você coloca no tanque.

Pensando em ajudar os motoristas a reduzir o consumo do combustível, preparamos este post com algumas dicas úteis, fáceis, práticas e baratas de como você pode fazer isso. Saiba mais a seguir!

Dicas úteis sobre como reduzir o consumo de combustível

O valor do combustível no Brasil é guiado pelo dólar. Por isso, quando passamos por momentos de instabilidade econômica, por exemplo, em que o real tende a desvalorizar, um dos primeiros sinais que afetam o nosso bolso é o preço do combustível.

Nesses momentos, não tem como simplesmente parar de abastecer o carro, não é mesmo? É por isso que vários acessórios foram criados e pesquisas foram realizadas de forma a encontrar alternativas de como economizar combustível.

Confira, a seguir, uma lista com 6 dicas práticas do que fazer para reduzir o consumo de combustível do seu veículo:

1. Cuidado com a troca de marcha

Começando por um ponto óbvio, mas que muitos motoristas deixam de lado no dia a dia: trocar de marcha apenas no momento certo.

É fato que o carro pede marcha, mas nem todos os motoristas conseguem identificar esses momentos. Trocar fora desses intervalos, o automóvel tende a consumir bastante combustível, elevando o consumo durante as viagens, especialmente dentro da cidade.

Para identificar o momento ideal de trocar a marcha, não é necessário nenhum acessório em específico. Basta que você sempre esteja atento às rotações do motor do seu veículo. Assim, analise quando o motor “pede marcha” e evite forçá-lo muito, a famosa “esticada de marcha”.

Sempre que necessário, realize a troca de marcha e deixe-o respirar. Isso ajudará a não sobrecarregar o carro e salvará alguns bons centavos de gasolina todas as vezes.

2. Faça as manutenções necessárias no veículo

Outra dica para reduzir o consumo de combustível é sempre manter a manutenção do veículo em dia. Afinal, não tem como economizar combustível se o seu veículo não está regulado corretamente.

A manutenção não deve ser feita só em situações problemáticas, muito pelo contrário! O mais correto é ter o hábito de sempre realizar as manutenções preventivas, seguindo os períodos de revisão que são indicados pela fabricante.

Ao realizar a manutenção preventiva, é possível assegurar que todas as partes, componentes, peças e sistemas do seu veículo estão oferecendo uma boa performance. Assim, evita-se sobrecarregar o automóvel e desperdiçar combustível.

3. Calibre os seus pneus

Pneus murchos geram mais atrito com o chão, o que dificulta bastante a rodagem do automóvel. Consequentemente, o veículo precisa fazer muito mais esforço para conseguir andar, o que gera maior consumo de gasolina.

Por isso, calibre os pneus do seu carro regularmente e siga as recomendações da fabricante indicadas para o seu modelo de automóvel para reduzir o consumo de combustível.

4. Só use o ar-condicionado quando realmente precisar

O ar-condicionado é sim um grande aliado para os motoristas, principalmente nos dias quentes. Mas, do outro lado, ele é um dos maiores inimigos para o seu bolso.

O ar-condicionado ligado aumenta bastante o consumo de gasolina enquanto o carro está rodando. Isso quer dizer que uma das melhores formas de economizar gasolina é evitar o uso desse sistema, especialmente em subidas.

Outro detalhe essencial com relação ao ar-condicionado, principalmente para quem usa com frequência, é sempre fazer a manutenção deste acessório. Pois a troca dos filtros ajuda na economia de combustível também ao otimizar o sistema de ar.

5. Feche os vidros

Ao andar com os vidros do carro aberto, o arrasto do veículo é elevado potencialmente. O ar circula dentro do veículo enquanto ele está andando, o que eleva a resistência ao movimento. Com isso, o motor precisa se esforçar muito mais para manter o carro em movimento e acelerar.

Então, uma dica bem simples para reduzir o consumo de combustível é manter os vidros do carro fechados sempre que possível, principalmente quando você vai andar em velocidades mais altas.

6. Qualidade do combustível

Por fim, uma última dica para quem quer economizar no consumo de combustível é optar, sempre, por combustíveis de qualidade.

É muito mais interessante abastecer em um posto que está com preços mais em conta em relação aos demais. Mas, se a gasolina não for de boa qualidade, isso pode não ser gerar um gasto mais alto no fim do mês.

Se a gasolina for de má qualidade, o seu automóvel perderá performance, pode falhar, a gasolina não rende muito e os bicos injetores ficam cada vez mais sujos.

Juntando tudo isso, é apenas questão de tempo até você perceber que a “economia” não valeu tanto a pena. Além de você correr um alto risco de prejudicar o seu motor e ter que gastar fortunas com a manutenção.

Bônus: reprogramação eletrônica e aumento de potência

Para finalizar, fica aqui uma dica bônus para você: realizar uma reprogramação eletrônica no seu veículo visando elevar a potência do mesmo, também é uma ótima forma de reduzir o consumo de combustível. Além de ter um automóvel com desempenho melhor.

No entanto, o remap deve ser feita da forma correta e respeitando os limites de cada veículo. Daí a importância de sempre optar por serviços de qualidade.

Na Strike Brasil, nós desenvolvemos o nosso próprio serviço de remap com equipe de engenheiros na Europa, de forma personalizada para cada modelo de veículo. Conte com quem é a maior referência em remap da América Latina, com mais de 40 lojas no Brasil, Paraguai e Bolívia.

Se você está procurando por serviços automotivos de qualidade, não deixe de conferir nas opções do nosso site e solicitar o seu orçamento.

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress