Pesquisar
Close this search box.

Qual é o momento ideal para trocar o filtro de ar?

O carro precisa passar por revisões para o bom funcionamento das peças. Como saber qual é o momento ideal para trocar o filtro de ar?
Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

Ter um carro é um patrimônio que exige planejamento financeiro e cuidados com a manutenção preventiva. O carro precisa passar por revisões periódicas para manter o bom funcionamento de todas as peças. Mas como saber qual é o momento ideal para trocar o filtro de ar?

Continue a leitura deste artigo para descobrir a resposta!

O que é filtro de ar

Esse filtro é uma peça fundamental para o bom funcionamento do motor do seu veículo. Ele tem o papel de evitar a entrada de impurezas. Os modelos mais comuns geralmente são descartáveis e de fácil substituição. Existem também outros modelos que têm uma qualidade melhor e maior durabilidade. Mas quanto a isso falaremos mais para frente nesse texto. 

Funcionando como uma barreira, o filtro de ar impede que as impurezas do ar entrem no carro. Imagine o que pode acontecer se detritos, poeira, poluição chegassem à câmara de combustão? Se isso acontecer, isso diminui o desempenho do motor e ainda aumenta o consumo de combustível. 

Quando trocar o filtro de ar?

A verdade é que não existe uma resposta pronta para essa pergunta. O momento ideal para trocar o filtro de ar vai depender de algumas variáveis, como por exemplo: fabricante e modelo, local em que dirige, uso do carro, tipo de estrada que o veículo circula. 

Local: a frequência da troca do filtro de ar pode variar se o carro circula mais em cidade, rodovias ou no meio rural. E ainda se a cidade tem altos níveis de poluição no ar ou não.  

Uso do carro: se é um uso muito intenso ou se é um carro mais usado para passeio, que não circula todos os dias na rua. 

Estrada: o tipo de estrada também pode fazer a diferença na hora de descobrir qual o momento ideal para trocar o filtro de ar. Isso porque o uso de carros em terrenos Off-Road (rally, trilhas, estradas de terra), é mais intenso, logo o desgaste é maior. 

O mais recomendado é ficar atento às indicações do fabricante, do modelo e sempre que possível pedir para seu mecânico de confiança olhar o filtro de ar. 

Filtro de ar comum de carro

Sinais de desgaste

Um dos sinais que você pode perceber que está na hora de trocar o filtro de ar do seu carro é quando o nível de consumo está alto e/ou quando ele perde potência. É claro que diversos fatores podem influenciar nesses dois sinais, mas fique atento se não é o filtro. 

É fácil perceber quando o filtro já está na hora de ser substituído. O filtro fica sujo, isso é normal, porque ele está ali para limpar impurezas, mas quando ele estiver muito sujo, é sinal de que ele já não está conseguindo cumprir bem a sua função e pode estar deixando essas impurezas entrarem na câmara de combustão. 

Um jeito de manter essa troca em dia é ir calculando pela quilometragem. Alguns fabricantes indicam a troca a cada 10 mil quilômetros rodados em uso comum, e 5 mil km para quem usa o veículo mais em estrada de terra.  

Na hora da dúvida, solicite sempre para seu mecânico de confiança olhar o filtro a cada revisão do seu carro. 

Filtros de ar com maior durabilidade

Como dissemos no início do texto, existem no mercado filtros que são mais duráveis, com uma troca mais demorada entre um filtro e outro. A Strike Brasil é especializada em performance automotiva e desenvolveu uma linha de filtro de ar de alta performance para alguns veículos. 

modelos de filtro de ar STK lado a lado - com óleo Motul exposto ao lado

O filtro de ar STK é composto por quatro a seis camadas de gaze de algodão encaixadas entre duas telas de arame de alumínio revestidas de epóxi. O algodão é tratado com um óleo especial. 

A natureza do algodão permite altos volumes de fluxo de ar, e o óleo cria um poderoso meio de filtragem que garante a proteção do motor. A maior parte dos filtros no mercado não consegue equilibrar o fluxo de ar com a proteção do motor. 

A sua troca equivale (em média) a três trocas do filtro convencional. Ou seja, é um custo benefício ainda melhor do que os filtros de isopor que são trocados a cada revisão. No caso de uso em terrenos OFF-ROAD (Trilhas, Rally ou semelhantes) e/ou uso de GNV 4ª geração ou anteriores, favor entrar em contato com o fabricante.

Para conhecer todos os Filtros de Ar STK, acesse a loja online e confira as características de cada produto.

Compre e concorra a uma Hilux 

Desde 2017, a Strike Brasil sorteia anualmente um carro personalizado. A promoção, chamada de Official Truck, já está na sua quarta edição e dessa vez o veículo sorteado será uma Hilux feita pela STK Customs (empresa do grupo Strike Brasil, especializada em personalizações).

Para participar, basta comprar qualquer produto com valor acima de R$15,00 ou serviço acima de R$100,00 na Strike Brasil, ou empresas parceiras. Alguns produtos da linha STK Shield também dão direito a cupons para concorrer a Hilux customizada.

Acesse strikebrasilofficialtruck.com.br para conhecer a promoção e participar.

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress