Pesquisar
Close this search box.

Empreendedorismo automotivo: oportunidades em 2022

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

5 min. de leitura

O Brasil é um país com enorme potencial para o empreendedorismo automotivo, mesmo quando estamos passando por uma crise profunda agravada pela pandemia. Ainda que 2021 tenha sido difícil, o setor automotivo ganhou fôlego, trazendo otimismo para todo o mercado.

Assim, quais serão as oportunidades para o empreendedorismo automotivo em 2022? Para descobrir, continue lendo!

Mercado automotivo em 2022: quais são as perspectivas

Mercado automotivo em 2022: quais são as perspectivas
Foto por Unsplash

O ano passado foi marcado por diversas falhas na cadeia de suprimentos mundial. Nesse sentido, praticamente nenhum mercado ficou imune aos problemas agravados pelo vírus.

No mercado automotivo, um dos problemas mais sérios foram causados pela escassez de insumos, especialmente os semicondutores. Aliás, foi por esse motivo que mais de 14 fábricas foram fechadas ou paralisadas em 2021. Consequentemente, o preço dos veículos foi às alturas, até mesmo dos usados que chegaram a ter preços mais caros do que um 0 km.

Essas dificuldades ainda não foram superadas, de forma que por boa parte de 2022 é esperado que a escassez na cadeia de suprimentos continue pressionando o mercado automotivo.

Medo do transporte público impulsiona venda dos seminovos e usados

A alta dos preços dos veículos zero-km, além da falta de estoques que geraram fila de espera de até meses, o imediatismo das pessoas impulsionou a demanda por seminovos e usados.

Nesse sentido, 2021 viu um crescimento de mais de 47% na venda de veículos usados. Na prática, para cada veículo novo comprado, em média, 3,1 usados são negociados. Aliás, um evento inesperado: havia modelos usados mais caros do que seu modelo equivalente zero-km.

Além disso, o medo de contaminação pelo vírus no transporte público também colaborou pela busca do carro próprio.

Cenário fértil para o aumento da demanda por auto centers 

Como consequência do tópico anterior, a demanda por auto centers tenderá a crescer nos próximos meses e anos. Afinal, carros seminovos e usados precisam de manutenção mais cedo do que um veículo 0km.

O processo de compra particular também puxa essa necessidade. Por exemplo, uma pessoa pode vender seu veículo com certo desconto, pois o novo dono precisará arrumar um problema no escapamento.

Além disso, os centros automotivos precisam se inovar, fugindo do modelo tradicional. Por exemplo, agregar serviços e produtos STK fazem a diferença na hora de atrair um novo público e continuar crescendo ao oferecer serviços exclusivos, produtos de alta qualidade e com marca forte.

Faz sentido o empreendedorismo automotivo em plena pandemia?

Oportunidades para o empreendedorismo automotivo aparecem a todos os momentos. Como já mencionado, esse é um momento bastante propício para o setor de performance automotiva, por exemplo.

Em plena pandemia, e com toda a conjuntura econômica do país, a Strike Brasil impressiona com seus números em 2021:

A realidade é que empreender é sempre uma ação de muita coragem. Entretanto, não basta ter coragem e determinação, também é preciso de planejamento.

Com o crescimento na inflação e taxas de juros, a questão do planejamento financeiro antes de escolher pelo empreendedorismo automotivo é crucial.

As dificuldades financeiras são a causa número um para uma empresa fechar as portas. Segundo o SEBRAE, cerca de 50% dos empreendedores que faliram nos primeiros 5 anos nem mesmo sabiam dizer se seus negócios davam lucro ou prejuízo.

Na pandemia, a falta de um controle financeiro se tornou ainda mais preocupante. Como consequência, mais de 600 mil pequenas empresas fecharam as portas, sendo a principal dificuldade a captação de recursos financeiros.

Frente aos desafios de começar do zero, muitos empreendedores estão optando pelo modelo de franquias, que oferece um plano mais seguro ao trabalhar junto de marcas já consolidadas no mercado.

O que avaliar antes de investir neste setor em 2022

Estude o mercado

Pode ser seu sonho ser dono do próprio negócio, mas apenas o desejo e a dedicação nem sempre são suficientes. Assim, também é preciso fazer as escolhas certas e entrar em um mercado que tenha demanda para seu negócio.

Desse modo, alguns dos aspectos que você precisa entender antes de entrar no empreendedorismo automotivo:

  • Quantidade de demanda para o seu serviço;
  • Concorrência já estabelecida;
  • Custos para abrir o negócio;
  • Como funciona para gerenciar uma empresa do segmento escolhido;
  • Impostos e exigências regulatórias da sua região;
  • Cenário econômico do mercado na região;
  • Fornecedores estabelecidos;
  • Entre outros.

Conheça o público e estude sobre os serviços

Sabendo como o mercado do empreendedorismo automotivo funciona e qual seu nicho, é crucial entender se o público que você está querendo atingir realmente precisa do que quer oferecer.

Nesse sentido, isso significa em:

  • Entender quais são as necessidades das pessoas na região;
  • Se for vender online para o Brasil, quem são as pessoas que compram o tipo de produto que você está oferecendo?
  • Quais as dificuldades que essas pessoas enfrentam para resolver seus problemas?
  • Onde elas procuram por esse tipo de produto/serviço? Como são suas personalidades? O que gostam de fazer no tempo livre?

O que tudo isso significa é na construção da sua persona. Assim, a partir desse raio-x do seu público que você poderá se destacar e ter sucesso no empreendedorismo automotivo!

Dessa forma, além de conhecer a clientela que você busca, é essencial conhecer sobre os serviços e produtos a serem oferecidos. Afinal, a qualidade deve vir em primeiro lugar para garantir um sucesso duradouro.

Nesse sentido, busque o conhecimento técnico, mas também se dedique aos assuntos sobre gestão. A realidade é que muitos empreendedores de primeira viagem acabam se esquecendo da importância de uma boa gestão, e exatamente por isso acabam quebrando.

As oportunidades de empreendedorismo automotivo em 2022
Foto por Unsplash

As oportunidades de empreendedorismo automotivo em 2022

Apesar das dificuldades da conjuntura econômica, há diversas oportunidades de empreendedorismo automotivo no Brasil.

Com maiores dificuldades de trocar de carro, as pessoas estão decidindo ficar por mais tempo com os veículos atuais. Nesse sentido, há muitas oportunidades para o mercado de personalização e performance. 

Em casos de veículos para trabalho, muitas empresas decidem por focar na manutenção e extrair o máximo da sua frota atual. Assim, serviços como o remap de caminhonetes e máquinas agrícolas são um dos serviços cada vez mais procurados, com nosso Remap Strike Brasil crescendo 72% em 2021.

Ao passo que para se destacar e ganhar espaço, focar na construção de uma marca forte e investir em experiências digitais é mais fundamental do que nunca. 

Os sucessos das franquias automotivas

Uma alternativa que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil são as franquias. Ao investir em uma franquia Strike Brasil, por exemplo, empreendedores aproveitam:

  • Um modelo de negócio estruturado e consolidado;
  • Maior segurança no retorno do investimento;
  • Suporte profissional pelo franqueado;
  • Treinamentos;
  • Rede de parceiros;
  • Marca forte e estabelecida, facilitando a conquista de clientes;
  • Sistemas de controle e qualidade;
  • Propaganda e publicidade; e muito mais.

São essas e outras vantagens que o mercado de franquias cresceu 43% no segundo trimestre de 2021. Não é à toa que já são mais de 40 franquias automotivas da Strike Brasil e em plena pandemia, crescemos em 33% o número de franqueados!

Quer conhecer mais como funciona a franquia Strike Brasil? Então, clique aqui e conheça nossos modelos de investimento!

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress