PortugueseEnglishSpanish

Centro automotivo: o que é e como ter sucesso?

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

Empreender no setor de centro automotivo pode ser um caminho extremamente lucrativo e prazeroso. Entretanto, é preciso ficar atento a alguns aspectos do negócio para que ele tenha sucesso, além de aproveitar as oportunidades de mercado.

O setor automotivo fechou o primeiro semestre de 2021 com alta de quase 40%. Ou seja, o mercado está se recuperando muito bem da pandemia e apresenta muitas oportunidades para os empreendedores.

O que é Centro Automotivo 

O centro automotivo, ou autocenter, é um estabelecimento que agrega profissionais especializados com serviços para solucionar diversos problemas dos veículos. Além de poderem servir como um “shopping” para produtos automotivos.

Em geral, o autocenter oferece um amplo portfólio de produtos e serviços, daí seu nome de “centro”, isto é, um estabelecimento que o motorista pode levar seu carro e resolver diversos problemas de uma só vez.

Qual a diferença do Centro Automotivo para uma Oficina Mecânica?

Qual a diferença entre centro automotivo e oficina mecânica

Apesar de um centro automotivo e oficina mecânica serem bastante semelhantes, cada uma oferece serviços distintos.

Nesse sentido, o centro automotivo foca em serviços especializados de check-up e manutenção dos veículos. Por outro lado, a oficina é mais focada em reparos do dia a dia e revisões periódicas.

O centro automotivo, portanto, costuma oferecer soluções para problemas e modelos de veículos específicos. Além disso, o autocenter também oferece um portfólio de serviços mais completos, com soluções para elétrica, borracharia, softwares, mecânica, entre outros.

Ao passo que as oficinas podem ser generalizadas, como as multimarcas que oferecem serviços para qualquer veículo, ou serem especializadas, ou seja, oferecendo soluções mais sofisticadas para carros de uma montadora específica.

Como ter sucesso com um Centro Automotivo

1. Conheça seu perfil de empreendedor

Antes de mais nada, ter um perfil alinhado com o negócio é crucial para o sucesso do centro automotivo. Afinal, se não gostar do segmento automotivo e não tem as características de um empreendedor, muito dificilmente o autocenter terá sucesso.

Aliás, empreendedores também devem reconhecer suas limitações. Por exemplo, há empreendedores que são melhores na área comercial do que na gestão. Entendendo as limitações, é possível montar equipes de alta performance com facilidade.

2. Conheça o mercado 

Tendo afinidade com o setor automotivo e entender suas limitações, também é importante estudar a fundo sobre o mercado.

Isso inclui entender como funciona o centro automotivo, como está o setor automotivo, economia e o público-alvo. Aliás, cada região e cidade tem características únicas, ou seja, é crucial fazer uma pesquisa de mercado para entender se o local escolhido realmente tem potencial.

3. Tenha um bom plano de negócios

Sabendo que a localização é propícia para um centro automotivo, o próximo passo é criar um plano de negócio. Esse plano define nos mínimos detalhes todos os aspectos do negócio, incluindo plano de marketing, estrutura necessária, pontos fortes e fracos, projeções de receitas e despesas, parcerias, fornecedores, entre outros.

No caso do centro automotivo, o plano operacional é de suma importância para ter sucesso nesse setor. Isso porque deve-se certificar que nenhum serviço seja interrompido ou atrasado por falta de ferramentas, insumos ou de equipe preparada.

Esse planejamento operacional deve incluir:

  • Ferramentas necessárias e frequência de trocas;
  • Equipamentos para realizar serviços especializados;
  • Pessoal capacitado;
  • Procedimentos para resolução dos serviços;
  • Prazos de entrega dos serviços;
  • Insumos necessários para cada serviço;
  • Fornecedores dos insumos e seus prazos de entrega; etc.

Com esse planejamento, o centro automotivo funcionará perfeitamente, melhorando a satisfação dos clientes. Por consequência, o sucesso será apenas uma questão de tempo!

4. Aproveite do potencial das redes sociais

Atualmente, todos os negócios precisam estar na internet de uma forma ou de outra. O centro automotivo não é exceção.

Nesse sentido, tirar proveito das redes sociais para atrair novos clientes é uma estratégia muito eficaz, uma vez que o investimento é baixo, mas os resultados são bastante positivos.

Ao passo que para ter sucesso nas redes sociais, é preciso ter um público muito bem definido para oferecer um conteúdo que realmente faça sentido e gere novas oportunidades para o negócio.

5. Desenvolva uma equipe especializada

Sem dúvidas, para um centro automotivo ter sucesso é necessário uma equipe especializada e engajada. Sem isso, os serviços não terão qualidade e sempre haverá atrasos.

Para tanto, os empreendedores precisam:

  • Contratar pessoas que tenham os mesmos valores do negócio;
  • Investir em capacitação da equipe;
  • Oferecer treinamentos frequentes;
  • Estabelecer procedimentos claros e simples de serem seguidos.

6. Invista em tecnologia

A importância de investir em tecnologia no autocenter

Os veículos estão cada vez mais tecnológicos, com diferentes softwares e equipamentos que demandam experiência e ferramentas específicas para realizar um serviço de manutenção de qualidade.

Por isso, é importante que o autocenter esteja sempre atualizado com as últimas tecnologias. Isso porque ajudará o negócio:

  • Ser mais produtivo;
  • Ter mais qualidade em cada serviço;
  • Atender os veículos mais avançados;
  • Aumentar as margens de lucro;
  • Inovar no mercado e atrair mais clientes; entre outros.

Além das tecnologias para serviços do seu centro automotivo, também é importante ter sistemas de gestão para administrar o negócio com eficiência. 

Um bom sistema de ERP pode ajudar seu negócio a:

  • Controlar as despesas;
  • Gerenciar as entregas dos serviços;
  • Facilitar o fechamento contábil com informações confiáveis e corretas;
  • Ter uma visão ampla e atualizada da operação através do painel de controle;
  • Reduzir custos com pessoal administrativo;
  • Tomar decisões com mais rapidez e com base em dados concretos.

7. Amplie seus serviços com uma franquia da Strike Brasil

Por fim, para ter um centro automotivo de sucesso é preciso de um bom portfólio de serviços. Como visto, o autocenter oferece soluções mais completas para os motoristas.

Entender as necessidades do seu público e oferecer serviços para suprir essas necessidades fará toda a diferença. Também é possível pensar em diferentes produtos que podem ser vendidos em conjunto com os serviços.

Aliás, é possível ampliar seus serviços de forma segura e assertiva. Por exemplo, com uma franquia Strike Brasil Express, que é uma loja acoplada ao seu autocenter, seu centro automotivo conta com:

  • Mix completo de aparelhos que atendem 100% do portfólio de serviços da Strike Brasil;
  • Acesso ao portfólio de mais de 120 produtos oficiais e exclusivos;
  • Atuação exclusiva na região;
  • Apoio personalizado para alavancar os resultados do seu negócio; e muito mais!

Fundada em 2011 e com mais de 40 unidades espalhadas pelo Brasil, a Strike Brasil é a líder em serviços de performance automotiva. Saiba mais sobre o modelo franquia Express Strike Brasil e como ela pode potencializar o seu centro automotivo!

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.


    LEIA MAIS
    Compartilhar
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no whatsapp

    LEIA TAMBÉM...