Pesquisar
Close this search box.

O que você precisa saber antes de ir acampar pela primeira vez

Picture of Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

O que você precisa saber antes de ir acampar pela primeira vez. Confira tudo aqui!

Acampar pela primeira vez pode parecer bem complicado e difícil de planejar, principalmente se ninguém que vai entrar nessa aventura com você entende do assunto.

Mas, se esse é o caso, não se preocupe! Pois no texto de hoje, vamos te contar tudo o que você precisa saber antes de ir acampar pela primeira vez. 

O nosso intuito aqui é te dar algumas dicas úteis e práticas de como você pode se planejar melhor para esse momento, e o que fazer para tornar a experiência incrível.

Quando falamos em acampar, independente do local que você escolher, alguns cuidados são essenciais para beneficiar não apenas a sua saúde, mas também tornar essa experiência um momento para realmente descansar, e aproveitar com seus amigos e familiares.

Por isso, programar o seu passeio é essencial para realizar todas as atividades de maneira segura. Continue com a gente para conferir as nossas dicas, e conseguir planejar o seu acampamento da melhor forma possível.

Dicas para preparar o seu primeiro acampamento

Antes de conferir as nossas dicas para quem vai acampar pela primeira vez, tenha em mente uma coisa: até quem já possui esse hobby há muitos anos, acaba passando por situações complicadas durante os acampamentos.

Afinal, eles são uma aventura, e você precisa estar disposto a enfrentar novas situações. No entanto, o ponto mais importante dos acampamentos é se preparar para enfrentar qualquer coisa que venha a acontecer, e minimizar os possíveis conflitos que possam surgir durante essa experiência.

Para que você não se esqueça de nada e consiga programar um passeio legal, confira os tópicos que achamos importante você conhecer, antes de sair para acampar pela primeira vez:

Pesquise bem o lugar do acampamento

A primeira dica é uma das mais essenciais para que tudo corra bem, é pesquisar e conhecer o lugar de destino do seu acampamento.

Se o local já for conhecido pela prática de camping, essa busca fica ainda mais fácil pois, com certeza, você pode encontrar mais informações sobre o local em questão. E até mesmo, conferir opiniões de outras pessoas que já acamparam por lá.

É importante conhecer o local de camping para que você consiga planejar e preparar o seu acampamento da maneira correta, considerando, principalmente, as condições do local. 

Afinal, pense comigo: acampar no meio de uma floresta ou em um grande galpão são duas situações bem diferentes, não é mesmo?

Pesquise a fundo sobre o clima da região durante a época que você vai acampar, como é a área de camping, se costuma ter muitos mosquitos e pernilongos, se o local é permitido para acampar e etc.

Procure o local certo para a barraca

Outra dica para quem vai acampar pela primeira vez, é escolher o local certo para montar a barraca.

Um dos principais erros dos iniciantes é não analisarem o local, e não selecionarem a parte certa para a barraca. Como consequência, a barraca fica desconfortável, os turistas não conseguem descansar direito e muitos podem, inclusive, sofrer ferimentos.

Além dos prejuízos para o corpo, montar a sua barraca em um local inadequado, como em cima de pedras, materiais cortantes ou desníveis, a durabilidade da sua barraca também é prejudicada, pois ela fica mais suscetível a rasgar.

Por isso, sempre analise muito bem o local em que a barraca ficará, e se certifique de que o espaço é o ideal.

Uma dica extra é comprar lonas para colocar embaixo da barraca, pois isso vai ajudar a preservá-la ainda mais com o tempo de uso.

Invista em equipamentos para dormir

É normal vermos pessoas reclamando de dormir na barraca. Mas, se você investir nos materiais corretos, a experiência de dormir numa barraca se torna muito confortável.

O chão das barracas não é grosso e não possui tecido. Por isso, é essencial que você leve colchonetes e sacos de dormir. Outra opção são os colchões infláveis, que tornam a experiência ainda melhor.

Para os dias mais frios, os sacos de dormir e as mantas térmicas são as ideais, principalmente se você for acampar em áreas externas, dentro de florestas ou em campos abertos.

Mantenha sempre a sua barraca fechada

Outra dica essencial e muito importante para a sua saúde em acampamentos, é manter sempre a sua barraca fechada.

Isso porque, seja em dias quentes ou frios, ao deixar a barraca aberta, você corre o risco de se deparar com animais peçonhentos durante a noite, o que pode acabar com os seus dias de acampamento e te traumatizar.

Se você for acampar em uma época muito quente do ano, e ficar com receio de passar calor na barraca, nossa dica é comprar um ventilador portátil pequeno, que funcione a base de pilha ou bateria.

O que levar para um acampamento?

Agora que você já conferiu as principais dicas para quem for acompanhar pela primeira vez, vamos falar sobre outro ponto essencial: o que levar para um acampamento?

Para te ajudar a criar o seu checklist, confira uma lista com todas as coisas que você não pode esquecer!

Canivete e garrafa térmica

O canivete STK e a garrafa térmica STK são produtos que não podem faltar no seu camping. Afinal, o canivete é uma ferramenta extremamente útil, podendo ajudar a fazer cortes, abrir coisas, além de servir como proteção.

A garrafa térmica STK, por sua vez, é prática para manter a temperatura dos líquidos, seja uma água gelada ou um chá quente para esquentar no frio da mata.

Barraca

Na hora de levar a sua barraca, não deixe de conferir se ela é do estilo correto para o seu tipo de camping, e se consegue acomodar todas as pessoas que vão dormir com você. Analise, também, a qualidade e a segurança das barracas que você está levando.

Lanternas

As lanternas são mais que essenciais em campings, independente do estilo. Não se esqueça que você não terá luzes dentro ou fora da barraca durante a noite. 

Por isso, ter uma lanterna vai te ajudar bastante a ter mais segurança, e a se locomover pelo local com tranquilidade.

Saquinhos de lixo

Acampar é uma experiência incrível, no entanto, não se esqueça de cuidar da natureza enquanto estiver por lá.

Uma dica é levar vários saquinhos plásticos para recolher o seu lixo, e jogá-lo no local correto depois.

Kit de primeiros socorros

Por fim, outro item fundamental para qualquer acampamento é o kit de primeiros socorros. Inclua nele álcool, antisséptico, soro, colírios, os principais remédios que você costuma utilizar, Eno, band-aid, pomadas, repelentes e etc.

Assim, você fica preparado para lidar com qualquer imprevisto, e evitar que algum machucado se agrave e leve a problemas ainda maiores.

Quer ver a lista completa dos itens que não podem faltar na sua aventura? Então, confira nosso checklist completo do que levar em um camping!

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress