Pesquisar
Close this search box.

Como escolher um lugar seguro para acampar?

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

Como escolher um lugar seguro para acampar? Você também tem esse tipo de dúvida? Então, leia até o final, e confira tudo em detalhes.

Acampar com os amigos ou com a família, parece sempre ser uma ótima ideia de passeio para relaxar, e apreciar a natureza, não é mesmo?

No entanto, na hora de começar a fazer o planejamento e pensar nos detalhes, uma das principais dúvidas que costumam surgir é: como escolher um lugar seguro para acampar? É melhor optar por uma estrutura de camping, ou se aventurar por uma floresta local?

Essa é uma das principais dificuldades de quem quer acampar, e não conhece tão bem os locais ao redor. A princípio, pode até parecer bem fácil encontrar um local, mas saiba que essa seleção precisa de cuidado e de muito planejamento.

Escolher um ambiente inadequado para acampar pode acabar colocando a vida das pessoas em risco, e afetando toda a experiência de acampar de uma forma bem negativa.

Portanto, se você quer aprender a escolher o lugar ideal para acampar com segurança, é só continuar a leitura!

Pois hoje, preparamos um conteúdo exclusivo, para te ensinar como escolher um local para acampar que seja seguro. Além disso, daremos ainda algumas dicas do que considerar na hora de escolher. Então, continue lendo e confira todos os detalhes a seguir!

Como são os melhores locais para acampar?

Apesar de muitas pessoas ligarem o ato de acampar, a um passeio bem aventureiro, é essencial ter cuidado e muita atenção, no momento de escolher o local de acampamento.

Mas, para encontrar o local ideal para acampar, é importante que você leve em consideração alguns pontos. Pois eles te ajudarão a definir se o ambiente é bom ou não para esse tipo de experiência.

Dentre os pontos, podemos destacar o sol, a topografia e o tipo de solo. Por exemplo, optar por um espaço que possua terreno plano e mais regular, com pouca vegetação e terra mais firme, é uma ótima escolha.

Além disso, não se esqueça de conferir se próximo ao local existe fonte de água limpa. Afinal, você precisará de água para se banhar!

E se você definir um local bem próximo a um rio, é importante colocar uma margem de segurança. Pois, em casos de chuva forte, é comum que o nível da água se eleve, podendo levar ao alagamento do acampamento.

Agora, quando falamos em áreas próprias de camping, a escolha do local fica muito mais fácil. Afinal, geralmente, o local já possui uma certa estrutura para receber os aventureiros.

Nesses locais, a principal dica é ficar mais distantes do chuveiro e dos banheiros, por dois motivos principais: para evitar muito barulho durante o dia e durante a noite, e para evitar o mau cheiro.

E o clima? Como ele interfere?

O clima é outro fator importante no momento de escolher um lugar seguro para acampar, mas que muitas pessoas acabam esquecendo de prestar atenção na hora de pensar no local.

Em épocas do ano com muito sol ou bem quente, com mormaço, o mais indicado é procurar por áreas de camping que possuam árvores que façam sombra na barraca por algumas horas.

Vale destacar que, nesse clima, não é indicado que a barraca fique no sol o dia inteiro, e nem que ela fique apenas na sombra, pois a noite ela pode ficar fria demais.

Se for uma época em que as chuvas são comuns, não acampe sob árvores, pois elas atraem raios, e isso torna toda a experiência muito perigosa.

Em casos de ventos muito fortes, a dica é colocar a sua barraca na direção contrária à corrente de vento em questão, e fixá-la bem no chão. Caso contrário, ela pode sair voando.

Quais equipamentos utilizar na hora de acampar?

Como você pode notar, escolher o local ideal para acampar pode não ser tão fácil como se pensa. Mas utilizar alguns equipamentos próprios de acampamento, pode ajudar bastante nesse processo.

Lonas de proteção de vento e de chuva, equipamentos para fixar a barraca com mais força no chão, canivetes e lanternas, são itens indispensáveis para acampar com mais segurança, e lidar com situações conflituosas que podem acontecer durante o passeio.

Quais cuidados tomar quando for acampar?

Agora, falando sobre os cuidados adicionais que você deve ter na hora de acampar, antes de montar a sua barraca no local escolhido, é muito importante limpar todo o terreno e retirar, principalmente, galhos e pedras que estejam por ali.

Além disso, tome cuidado para não ser picado por algum inseto ou animal peçonhento. Inclusive, levar repelente para os acampamentos é essencial.

Outro ponto de atenção é com as fogueiras. Sempre mantenha o fogo longe da sua barraca, para evitar que as fagulhas acabem atingindo o tecido, e causem um estrago.

Além disso, também é importante nunca tentar acender fogueiras dentro de matas fechadas, ou em áreas que possuam muito capim e mato alto ao redor.

Opte sempre por equipamentos de qualidade

Por fim, e muito importante para que tudo ocorra bem durante o seu camping, é fundamental que você sempre escolha materiais e equipamentos de qualidade para levar para o acampamento.

Às vezes, economizar R$ 100,00 em uma barraca, vai te causar muita dor de cabeça depois, seja por conta de um rasgo no tecido, envergação na hora dos ventos fortes, ou alagamento em caso de chuvas muito intensas.

Por isso, ter com você todos os equipamentos essenciais de camping e de boa qualidade, fará toda a diferença na experiência como um todo.

Afinal, te ajudará a evitar surpresas desagradáveis, e a lidar melhor com imprevistos que, com toda certeza, vão acabar surgindo.

Inclusive, a Strike Brasil Store possui uma linha própria de equipamentos e materiais para camping. E todos elaborados com componentes de altíssima qualidade, para garantir a melhor experiência para você!

Então, se você está planejando acampar, não deixe de conferir a nossa gama de produtos de camping e cozinha!

Temos disponíveis alguns materiais básicos, e que você pode utilizar tanto no seu dia a dia em casa, como nas suas próximas viagens e acampamentos.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir os demais artigos que temos no nosso blog, e conhecer um pouco mais do site da Strike Brasil!

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress