Pesquisar
Close this search box.

Franquia de Serviços Automotivos: Vale a Pena Investir?

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

8 min. de leitura

Ao considerar o empreendedorismo no setor automotivo, muitas pessoas se deparam com a opção de adquirir uma franquia de serviços automotivos

Essa modalidade de negócio oferece a oportunidade de abrir uma empresa com o suporte de uma marca estabelecida, além de fornecer treinamento, estrutura de marketing e experiência no ramo. 

Neste artigo, vamos explorar se investir em uma franquia de serviços automotivos vale a pena, discutindo os modelos de negócio e os serviços oferecidos.

Modelos de Negócio em Franquias de Serviços Automotivos:

As franquias de serviços automotivos podem ser divididas em diferentes modelos de negócio, cada um com suas particularidades. Alguns exemplos comuns incluem:

Oficinas Mecânicas:

Nesse modelo, a franquia oferece serviços de reparo e manutenção automotiva. Pode abranger desde pequenos reparos até serviços mais complexos, como revisões e troca de peças. 

Franquias de oficina mecânica se destacam pela expertise técnica e pela confiança que a marca já possui no mercado.

Centros Automotivos:

Os centros automotivos oferecem uma variedade de serviços, que vão desde a parte mecânica até serviços de estética automotiva, como lavagem, polimento e revitalização de pintura. 

Essas franquias têm como objetivo fornecer uma solução completa para os proprietários de veículos, combinando serviços de manutenção e cuidados estéticos.

Troca de Pneus:

Franquias especializadas na troca e venda de pneus são bastante populares. Elas oferecem serviços de alinhamento, balanceamento e venda de pneus de diferentes marcas e modelos. 

Essas franquias se beneficiam da demanda constante por serviços de pneus e podem atender uma ampla gama de clientes.

Concessionária:

As franquias de concessionárias, sem dúvida, oferecem a oportunidade de representar uma marca automotiva renomada. Esses estabelecimentos são responsáveis pela venda de veículos novos e, em alguns casos, também oferecem serviços de manutenção e reparo. 

Ser uma franquia de concessionária requer um investimento inicial maior, mas pode trazer retornos significativos para os empreendedores.

Locadora:

As franquias de locadoras de veículos são uma opção interessante no setor automotivo. Esses negócios se dedicam ao aluguel de carros para clientes que precisam de um veículo por um período determinado. 

Além do aluguel de carros convencionais, algumas locadoras também oferecem veículos especiais, como carros de luxo, esportivos ou utilitários. Ou seja, a demanda por esse tipo de serviço é constante e variada, o que torna as franquias de locadoras uma opção atrativa.

Borracharia e Lavagem:

As franquias de borracharia e lavagem são voltadas para serviços rápidos e de alta rotatividade. Elas oferecem serviços como troca e reparo de pneus, alinhamento, balanceamento, além de serviços de lavagem e limpeza de veículos. 

Essas franquias são ideais para locais com grande circulação de veículos e podem atrair uma ampla base de clientes.

Funilaria e Estética:

As franquias de funilaria e estética automotiva são especializadas em serviços de reparo de carroceria, pintura e estética. Elas oferecem soluções para corrigir danos causados por colisões, arranhões e outros problemas estéticos nos veículos. 

Além disso, essas franquias podem oferecer serviços de envelopamento, que consiste na aplicação de uma película adesiva sobre a pintura original do veículo, proporcionando uma aparência diferenciada.

Performance Automotiva:

As franquias voltadas para a performance automotiva estão ganhando destaque no mercado. Elas oferecem serviços especializados, como a reprogramação de injeção eletrônica – REMAP, que permite melhorar o desempenho do veículo, aumentando sua potência e torque. Além disso, essas franquias podem oferecer serviços de personalização, como a instalação de peças esportivas e sistemas de escapamento esportivo.

Serviços Oferecidos em Franquias de Serviços Automotivos:

Além dos modelos de negócio, as franquias de serviços automotivos também oferecem uma variedade de serviços para os clientes. Alguns dos mais comuns incluem:

Manutenção Preventiva:

As franquias de serviços automotivos geralmente oferecem serviços de manutenção preventiva, como troca de óleo, filtros, velas de ignição e fluidos. Esses serviços visam preservar a vida útil do veículo, além de prevenir problemas futuros e garantir o bom funcionamento do motor.

Reparos Mecânicos:

Reparos mecânicos são essenciais para solucionar problemas e defeitos no veículo. As franquias de serviços automotivos contam com profissionais qualificados para realizar diagnósticos precisos e reparar os sistemas mecânicos do veículo, como freios, suspensão, direção, entre outros.

Serviços de Estética Automotiva:

Muitas franquias de serviços automotivos oferecem serviços de estética automotiva, como lavagem, polimento, enceramento e revitalização da pintura. Dessa forma, esses serviços visam manter a aparência do veículo, proteger a pintura contra danos e valorizar esteticamente o carro.

Troca e Reparo de Pneus:

As franquias especializadas em troca e reparo de pneus oferecem serviços como alinhamento, balanceamento, conserto de pneus furados e venda de pneus novos. Esses serviços são essenciais para garantir a segurança e o desempenho do veículo, além de atender às necessidades dos clientes em relação aos pneus.

Troca de Óleo:

A troca de óleo é um serviço frequente e necessário para o bom funcionamento do motor. Além disso, as franquias de serviços automotivos oferecem trocas de óleo rápidas e eficientes, utilizando produtos de qualidade. Além disso, elas podem oferecer serviços complementares, como a verificação de filtros e fluídos.

Aluguel de carros:

Algumas franquias de serviços automotivos podem oferecer serviços de aluguel de veículos. Isso permite que os clientes aluguem um carro por um período determinado, seja para viagens, ocasiões especiais ou substituição temporária de um veículo em manutenção. O aluguel de carros é uma opção conveniente para quem não possui um veículo próprio ou necessita de um veículo específico para uma determinada situação.

Venda de Carros:

Algumas franquias de serviços automotivos também podem atuar no segmento de venda de veículos usados. Essas franquias oferecem uma variedade de veículos seminovos, revisados e com garantia, proporcionando uma opção confiável para quem está em busca de um carro usado. A venda de carros usados pode ser um negócio lucrativo e complementar os serviços oferecidos pela franquia. 

Pintura:

As franquias de serviços automotivos podem oferecer serviços de pintura para reparar danos na carroceria dos veículos. Esses serviços incluem a preparação da superfície, aplicação de tinta e acabamento, visando restaurar a aparência original do veículo. No entanto, a pintura é uma especialidade que requer conhecimento técnico e equipamentos adequados, o que torna as franquias uma opção interessante para quem busca serviços de qualidade nessa área.

Envelopamento:

O envelopamento de veículos consiste na aplicação de uma película adesiva sobre a pintura original do veículo, oferecendo uma proteção extra e um visual diferenciado. Desse modo, as franquias de serviços automotivos podem oferecer serviços de envelopamento, permitindo que os clientes personalizem seus veículos com cores, texturas e designs exclusivos. O envelopamento tem se tornado uma tendência, principalmente entre os proprietários de carros esportivos e de luxo.

Reprogramação de Injeção Eletrônica:

A reprogramação de injeção eletrônica, conhecida como REMAP, é um serviço cada vez mais procurado pelos proprietários de veículos. Essa técnica permite a otimização do desempenho do motor, aumentando a potência e o torque de forma segura e sem a necessidade de substituição de componentes mecânicos. 

Dessa forma, o REMAP pode ser realizada em veículos de diversas marcas e modelos, proporcionando melhorias significativas na dirigibilidade e no desempenho.

Vale a Pena Investir em uma Franquia de Serviços Automotivos?

A decisão de investir em uma franquia de serviços automotivos depende de diversos fatores, como o perfil do empreendedor, o capital disponível, o conhecimento do mercado local e as condições oferecidas pela franquia. No entanto, há algumas vantagens em considerar esse tipo de investimento:

Marca Estabelecida:

Ao adquirir uma franquia, você conta com o suporte de uma marca já conhecida e estabelecida no mercado. Ou seja, isso pode trazer credibilidade e confiança por parte dos clientes, facilitando o início do negócio.

Suporte e Treinamento:

As franquias de serviços automotivos costumam oferecer treinamento e suporte contínuo aos franqueados. Isso inclui capacitação técnica, gestão do negócio, marketing e suporte operacional. Esses recursos podem ser valiosos para empreendedores que desejam entrar no setor automotivo sem ter experiência prévia.

Economia de Escala:

Ao fazer parte de uma rede de franquias, você certamente se beneficiar das vantagens da economia de escala. Isso inclui a compra de insumos e equipamentos a preços mais competitivos, além de poder compartilhar estratégias de marketing e publicidade com outros franqueados.

Conhecimento do Mercado:

De fato as franquias de serviços automotivos têm um conhecimento profundo do mercado local e das demandas dos clientes. Isso pode ajudar a identificar oportunidades de negócio, entender as necessidades dos consumidores e oferecer serviços que atendam às expectativas do público-alvo.

Franquia Strike Brasil: Uma Oportunidade de Destaque no Setor Automotivo

A franquia da Strike Brasil é sem dúvida uma excelente oportunidade para empreendedores que desejam investir no setor automotivo. Com três modelos de franquia disponíveis, a Strike Brasil oferece serviços automotivos especializados que vão além da reprogramação de injeção eletrônica, dessa forma atendendo às necessidades dos clientes de forma abrangente.

Reprogramação de Injeção Eletrônica (REMAP):

Antes de tudo, a principal especialidade da Strike Brasil é a reprogramação de injeção eletrônica, oferecendo dois estágios de serviço: o Stage 1 e o Stage 2

No Stage 1, a reprogramação é feita via software, sem a necessidade de alterações mecânicas, proporcionando ganhos de potência e torque de até 65%, dependendo do veículo. Essa opção é recomendada para todos os veículos, oferecendo mais potência, produtividade e segurança nas ultrapassagens.

Já no Stage 2, a reprogramação é voltada para veículos turbo ou sobrealimentados, buscando potência e torque ainda maiores. Nesse estágio, podem ser realizadas alterações físicas no veículo, resultando em melhorias na economia de combustível e na dirigibilidade. A reprogramação de injeção eletrônica é realizada dentro dos limites de segurança do veículo, garantindo um desempenho aprimorado sem comprometer a durabilidade do motor.

Outros Serviços Automotivos:

Além da reprogramação de injeção eletrônica, a franquia da Strike Brasil oferece outros serviços automotivos especializados. Entre eles estão a solução de filtro de partículas (DPF), que consiste na reprogramação da central de injeção e limpeza do filtro para restaurar a eficiência do sistema de filtragem de gases de escapamento. Além disso, também são oferecidas soluções para o catalisador, visando garantir o correto funcionamento desse componente em veículos gasolina/flex.

A Strike Brasil também realiza soluções e limpeza para a válvula de EGR, evitando que os gases poluídos do escapamento retornem para a admissão do motor. Essa solução contribui para a eficiência do motor e, em alguns casos, pode resultar em melhoria na economia de combustível. Além disso, a franquia oferece soluções no limitador de velocidade, proporcionando ajustes personalizados conforme as necessidades do cliente.

Modelos de Franquia:

A franquia da Strike Brasil apresenta três modelos de negócio para atender diferentes perfis de empreendedores. O modelo Strike Brasil ® Autorizado é ágil e tem um investimento inicial a partir de R$95 mil. Com essa franquia, é possível trabalhar com uma unidade móvel e atender diversas regiões do Brasil.

O modelo Strike Brasil ® Express requer um investimento inicial a partir de R$130 mil e oferece exclusividade na cidade e região de atuação. Nesse modelo, é necessário instalar a unidade franqueada junto a uma loja do segmento automotivo já existente, proporcionando uma estrutura física para atendimento ao cliente.

Por fim o modelo Strike Brasil ® Loja Full, este é o mais completo, com investimento inicial a partir de R$150 mil. Nesse modelo, é possível inaugurar um ponto comercial exclusivo para atendimento aos clientes, oferecendo todos os serviços e produtos da Strike Brasil. Há exclusividade na cidade e região de atuação, proporcionando um maior potencial de crescimento.

Suporte e Benefícios:

Ao se tornar um franqueado da Strike Brasil, você recebe suporte em marketing, treinamento online e presencial, além de contar com uma rede de apoio composta por outros franqueados. Além disso, a franquia também oferece sorteio anual de uma caminhonete modificada e personalizada pela Strike Brasil, chamado Strike Brasil Official Truck, como forma de incentivar os clientes a consumirem os produtos e serviços da marca.

Dessa forma, o suporte abrange diversas áreas, como marketing, financeiro, pós-venda, administrativo e recrutamento. A equipe da franquia está preparada para oferecer todo o respaldo necessário, desde o treinamento inicial até a abertura e operação da unidade. Com mais de 20 mil clientes e mais de 50 unidades abertas no Brasil e América Latina, a Strike Brasil possui uma base sólida para o sucesso de seus franqueados.

Seja um franqueado Strike Brasil:

Investir em uma franquia de serviços automotivos é certamente uma excelente opção para empreendedores interessados no setor automotivo. Com modelos de negócio diversificados e uma variedade de serviços oferecidos, essas franquias proporcionam suporte, conhecimento de mercado e oportunidades de crescimento. 

No entanto, é fundamental realizar uma análise cuidadosa, considerando aspectos como o investimento necessário, o potencial de retorno financeiro e as condições oferecidas pela franquia. 

Sem dúvida a franquia da Strike Brasil é uma oportunidade atrativa para empreendedores entusiasta do meio automotivo e que desejam ingressar no setor automotivo. Com serviços especializados, modelos de franquia flexíveis e um suporte abrangente, a Strike Brasil se destaca como uma opção sólida, confiável e rentável. Por fim, Se você busca um negócio diferenciado, com potencial de crescimento e uma marca reconhecida, a franquia da Strike Brasil pode ser a escolha ideal. Entre em contato com nossos especialistas em expansão e saiba mais.

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress