O que é “DPF”?
O “DPF” do inglês, “Diesel Particulate Filter”, ou “Filtro de partículas de Diesel”. É um filtro desenvolvido para remover as partículas de diesel dos gases de escape dos veículos. Quando o filtro chega em aprox. 45% de saturação, os diversos sensores do DPF tomam a decisão de acionar a “regeneração ativa”, onde é injetado um aditivo ao filtro e feita a combustão da fuligem acumulada. Também existe a “regeneração passiva” do filtro.
Esta geralmente ocorre em trechos mais longos de rodovia, onde os gases de escape estão mais quentes, e fazem por si só a queima da fuligem acumulada no filtro. Veja abaixo um exemplo gráfico básico do sistema de escapamento da nova Ford Ranger 3.2, equipada com DPF:
Quais as soluções de DPF?
No entanto, o principal motivo para se fazer uma solução do DPF seria a falha do mesmo, onde o veículo se encontra neste ‘modo de segurança’, com o filtro ineficiente e a luz de emergência acesa no painel, indicando a troca imediata necessária.
Neste caso podemos fazer a reprogramação da central de injeção (ECU). Desse modo solucionando os sensores e todas as funções do sistema de DPF, sem que haja necessidade de troca. Isso permite a instalação de nossas soluções. Isso vem a ser muito vantajoso, uma vez que um filtro DPF pode chegar a custar vários milhares de reais nas concessionárias. A STRIKE BRASIL é líder no desenvolvimento de software para soluções DPF, consulte já a disponibilidade para seu modelo!
O que é “EGR”?
A Válvula de “EGR” -do inglês, “Exhaust Gas Recirculation”, ou “Recirculação dos gases de Escape”-. É uma válvula desenvolvida para reduzir a emissão de NOx (óxido nitroso) nos motores diesel e gasolina, reutilizando uma porção dos gases de exaustão na admissão do motor. Veja abaixo uma ilustração do funcionamento da válvula:
Quais as soluções de EGR?
A válvula EGR é basicamente um corpo-borboleta acionado pela central de injeção (ECU). Com o passar do tempo a mesma pode gerar um acúmulo de fuligem do escape e vir a falhar, causando o mau funcionamento do veículo e até uma pane no motor.
Os gases reutilizados através da válvula contem partículas que contaminam o óleo do motor, o que pode reduzir a vida útil do conjunto. Fazem com que o motor funcione mais quente, menos econômico, e com maior consumo de combustível, do que poderia funcionar sem a válvula em ação. Aliás, a STRIKE BRASIL é pioneira nas soluções dessa válvula diretamente na ECU, o que neutraliza esses malefícios, e podem vir a evitar uma eventual falha!
Confie na experiência e na excelência da Strike Brasil para potencializar o seu veículo. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos transformar a sua experiência de condução.