PortugueseEnglishSpanish

Entenda a diferença entre CV e HP

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

Para saber o quão rápido é um carro, é comum buscar saber a potência do motor, que é quantificada usando CV e HP. Contudo, essas não são medidas iguais. No Brasil, é comum usar o CV, enquanto em países como os Estados Unidos, a unidade usada é a HP.

Nesse contexto, pode parecer que CV e HP são a mesma coisa. Entretanto, apesar de medirem a potência do motor, cada uma possui um valor diferente.

CV e HP são medidas de potência do motor.
CV e HP são medidas de potência do motor.

O que é CV e HP

A sigla CV significa Cavalo-Vapor e HP significa Horsepower, ou força do cavalo, em tradução livre. Dessa maneira, ambos termos se referem a mesma coisa, apenas em línguas diferentes, sendo o CV usado no Brasil e HP em países que falam o inglês. 

Desse modo, um veículo nacional, em geral, virá com sua potência descrita usando Cavalo-Vapor. Enquanto um veículo importado utilizará Horsepower.

Entretanto, apesar de tratarem da medida da potência do motor, CV e HP não são exatamente iguais. 

Aliás, em documentos mais técnicos, é comum nem utilizar CV e HP, já que não são medidas tão precisas. Assim, a medida adotada internacionalmente é o Watts.

Falando Watts, os termos CV e HP surgiram após James Watt, matemático e engenheiro, inventar a máquina a vapor em 1768. Como à época não existiam motores para comparação, James Watt colocou cavalos em um esteira, calculando a energia que eles geravam.

Daí o motivo da sigla ter a palavra cavalo (em inglês, horse), uma vez que a comparação realizada por James usou cavalos e a energia que eles produziam ao correr.

A potência do CV e HP não são iguais

Quando James Watt avaliou o desempenho dos cavalos na esteira, chegou a conclusão de que eles geram cerca de 745,7 Watts. E esse é o valor do HP (horsepower).

Esse cálculo foi feito com base na força que o cavalo realiza para levantar um objeto de 75kg a uma altura de 1 metro dentro de 1 segundo.

Por outro lado, o cavalo-vapor (CV) representa cerca de 735,5 Watts. Por isso, apesar de medirem a mesma coisa, CV e HP não são exatamente equivalentes.

Nesse sentido, a potência do CV e HP não são iguais, sendo o Horsepower ligeiramente maior. Assim, um motor de 100 HP terá 74570 Watts, enquanto o mesmo motor, mas escrito com CV teria 73550 Watts, ou seja, o motor calculado por CV teria cerca de 1000 Watts a menos.

A conversão de CV e HP para Watts é a seguinte:

  • 1 CV = 735,499 Watts
  • 1 HP = 745,699 Watts

Para conversão entre CV e HP, as medidas são:

  • 1 CV = 0,98632 HP
  • 1 HP = 1,01387 CV
Diferença entre potência e torque do motor do carro.
Diferença entre potência e torque do motor do carro.

Diferença entre CV e HP e torque

Falar de potência do veículo parece que é a mesma coisa de torque. Entretanto, torque é diferente de CV e HP.

Torque se refere a força necessária para tirar um objeto da inércia. Ou seja, quanto de força o motor do carro precisa realizar para colocar o veículo em movimento. Assim, no motor a combustão, o torque gera a força para girar o virabrequim e, assim, ganhar potência e acelerar o veículo. 

Aliás, o torque é medido por quilograma força metro (kgfm) ou por Newton-metro (Nm), sendo o Nm adotado pelo Sistema Internacional de Unidades.

Nesse sentido, o torque diminui conforme o veículo acelera e troca de marcha, uma vez que será necessário menos força quando o carro já está em movimento. Por isso, a primeira e segunda marcha são as que mais possuem torque.

Esse declínio também aparece quando falamos de CV e HP. Isto é, cada carro irá entregar um máximo de potência em certa rotação por minuto (RPM) e, após esse ápice, irá diminuir.

Por exemplo, um Corolla 2.0 entrega 154 CV a 5.800 rpm, enquanto o ápice do torque é atingido em 4800 rpm.

A medida do CV e HP de um veículo irá medir quanta potência ele possui para manter o veículo em movimento, por exemplo, a 100km/h. Enquanto o torque mede a força que o motor consegue gerar para colocar o veículo em movimento.

Então, quanto mais CV e HP, maior será a velocidade máxima que ele consegue chegar. É por causa dos 1500 HP do Bugatti Chiron que esse veículo bate a velocidade máxima de incríveis 400km/h.

Em suma, ter mais CV e HP é interessante quando o objetivo é ter velocidades máximas mais altas. Enquanto o torque maior é interessante quando se precisa arrancar o mais rápido possível.

Por isso, os carros de passeio possuem o foco no CV e HP. Por serem mais leves e compactos, não precisam que o motor faça tanta força para sair do lugar. 

Por outro lado, caminhões e veículos pesados buscam ter mais torque do que cavalos. Afinal, um caminhão leva muito peso e precisa conseguir sair do lugar e força, por exemplo, nas subidas.

O papel do CV e HP no remap de ECU 

No Remap do veículo, é possível aumentar em até 65% da potência do motor.

O CV e HP estão diretamente relacionados à performance do veículo. Afinal, são essas medidas que indicam o quão rápido um veículo poderá ser.

Assim, esse é um tema central de um processo de remap do veículo. Para os donos de veículos que desejem aumentar a potência do seu motor, o remap pode realizar isso até sem modificações mecânicas.

Isso é possível através da reprogramação de injeção eletrônica (remap) via software, ou seja, acessando a central eletrônica de injeção (ECU) e alterando informações específicas.

Na Strike Brasil, o processo de Remap Stage 1 entrega ganhos de 15% a 65% em potência e torque. O Stage 1 é feito totalmente via software, assim o veículo tem o aumento de potência e torque sem sofrer qualquer tipo de alteração nas suas partes mecânicas.

Conclusão

Enfim, HP e CV são unidades de medidas da potência do motor do veículo. Apesar de medirem a mesma coisa, possuem valores diferentes, sendo HP maior que CV.

Assim, ao analisar qualquer motor, aquele que estiver descrito em HP terá mais potência do que aquele descrito em CV. Atualmente, com os veículos elétricos sendo popularizados, está se tornando mais comum falar da potência do motor em Watts.

LEIA TAMBÉM...

Fale com a gente no WhatsApp!