PortugueseEnglishSpanish

5 formas de aumentar as vendas no posto de combustível

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

Conseguir aumentar as vendas no posto de combustível pode ser um verdadeiro desafio. Apesar de ser um produto tão essencial para o país, é um mercado muito competitivo e complexo, sendo afetado por toda a economia nacional e internacional.

Nesse sentido, pensar fora da caixa e ir além do básico se transforma em uma necessidade para aumentar as vendas e a lucratividade. Entretanto, quais estratégias adotar?

Neste artigo, você verá 5 formas práticas de aumentar as vendas no posto de combustível! Continue lendo e conheça todas!

Aumentar as vendas no posto de combustível com programas de fidelidade

Quer não quer aumentar as vendas no posto de combustível, melhor ainda se os clientes forem recorrentes e, com isso, o negócio cresça exponencialmente!

Para tanto, implementar programas de fidelidade pode ser uma ótima estratégia para que os clientes optem por voltar ao seu posto, em vez de escolher outro, mesmo que tenha algum mais próximo do motorista.

Com ajuda da tecnologia, os programas de fidelidade podem assumir diversos formatos:

  • Cartão de crédito exclusivo: parceria com administradoras de cartão de crédito, para criar um cartão co-branded que oferece benefícios exclusivos ao usá-lo no posto, como cashback no abastecimento, pontos que podem ser trocados por prêmios, milhas aéreas, etc.
  • Aplicativo: que pode oferecer promoções exclusivas, carteira virtual para ganhar descontos ao abastecer, ganhar pontos a cada compra e resgatar recompensas, entre outros.
  • Pontuação por cadastro: semelhante ao aplicativo, mas sem o aplicativo para o cliente acompanhar e receber notificações. Aqui ele dá seu CPF, por exemplo, e a cada compra, é adicionado pontos ao seu cadastros. Ao acumular pontos, o cliente poderá resgatar, por exemplo, descontos ao abastecer, produtos, serviços grátis, entre outros.

Independentemente da forma do programa, para essa estratégia aumentar as vendas no posto de combustível, é essencial:

  1. Ter um bom planejamento e regras claras sobre o programa;
  2. Definir um objetivo claro da campanha: é dar prêmios, milhas, pontos, cashback? Escolha apenas um para não complicar demais;
  3. Estude seu consumidor, entenda o que é interessante para eles;
  4. Avalie os resultados e ajuste o programa conforme os fatos se apresentam;
  5. Trabalhe muito bem a comunicação sobre o programa, os clientes precisam conhecer a campanha e entender suas vantagens!

Atendimento de alta qualidade

Estudos apontam que ter um bom atendimento é o maior fator (70%) ao considerar uma empresa. Aliás, cerca de 52% contam a amigos e familiares após ter uma experiência negativa, ou seja, prejudicando o negócio no longo prazo.

Por isso, é crucial investir na sua equipe, com ações como:

  • Treinamentos em atendimento ao cliente e vendas;
  • Programas de reconhecimento e plano de carreira;
  • Premiação aos colaboradores que atingirem as metas;
  • Cuidado aos funcionários, oferecendo benefícios e parcerias.

Lembre-se que nenhuma outra dica que mencionarmos terá resultado sem uma ótima equipe. Não adianta, por exemplo, investir em programas de fidelidade, marketing digital ou o que for, se o atendimento é ruim.

A experiência do cliente não envolve apenas a comunicação e o empenho dos funcionários. Também passa por:

  • Organização e limpeza dos ambientes;
  • Mínima burocracia;
  • Diferentes formas de pagamento;
  • Produtos e serviços diversos;
  • Facilidade para tirar dúvidas e pedir orientações seja no estabelecimento ou pela internet e telefone.

Se quer aumentar as vendas no posto de combustível, não foque somente em ter os melhores preços. Na verdade, consumidores estão dispostos a gastar mais por uma experiência de excelência.

Assim, oferecer diversos produtos de lifestyle, como os acessórios Strike Brasil, e serviços exclusivos, como o Remap Stage 1 e Stage 2 STK, são diferenciais que, com certeza, te destacam da concorrência.

Cuide da apresentação física e digital do seu posto de combustível

Primeiramente, precisamos conseguir atrair os motoristas para conseguir aumentar as vendas no posto de combustível. As pessoas são extremamente visuais e emocionais, ou seja, a tomada de decisão acontece em poucos segundos.

Com isso, ter uma apresentação que captura a atenção das pessoas e as façam se sentir acolhidas, seguras e que está escolhendo o que tem de melhor para ela é crucial. Por isso, não deixe de:

  • Investir na fachada, sinalização e uniformes dos funcionários;
  • Manter sempre todos os ambientes muito bem organizados e limpos;
  • Ter produtos de alta qualidade e em locais estratégicos para atrair a atenção dos clientes;
  • Quando colocar avisos, investir em banners profissionais e de fácil interpretação (evite, por exemplo, aqueles avisos colados na parede em folha sulfite e letras miúdas).

Se tiver loja de conveniência acoplada, garanta que ela também siga o mesmo padrão de organização e comunicação visual. 

Além das instalações físicas, atualmente todo negócio precisa ter presença digital. Isso garante, por exemplo, que um motorista que acabou de chegar na cidade descubra os postos mais próximos.

Nesse sentido, não deixe de investir e manter sempre atualizado:

  • Site institucional;
  • Dados do Google Meu Negócio (essencial para seu posto ser encontrado no Google Maps, por exemplo!);
  • Instagram e Facebook;
  • Conta empresarial no WhatsApp para atendimento.

Os canais digitais são essenciais para aumentar as vendas no posto de combustível. Isso porque permite às pessoas encontrarem com facilidade informações sobre seu estabelecimento. Com atualizações frequentes, seu negócio começará a construir uma base de clientes fiéis.

Promoções frequentes para aumentar as vendas no posto de combustível

Não podemos negar que o fator preço tem muito impacto nas estratégias para aumentar as vendas no posto de combustível. Como é algo tão essencial, ter ofertas competitivas é essencial para conquistar o cliente rapidamente.

Entretanto, preços baixos não são a melhor estratégia a longo prazo, pois você estará sacrificando a lucratividade para aumentar as vendas no posto de combustível. Fazer promoções frequentes é ótimo para aumentar as vendas e atrair novos clientes.

Ao passo que, para isso se tornar algo sustentável, é primordial aliar as promoções com um atendimento impecável, produtos e serviços exclusivos e um ótimo programa de fidelidade.

Por exemplo, é possível criar a “quarta do descontão”, um dia da semana que sempre tem promoções imbatíveis, para atrair novos clientes. Ao passo que os clientes são encantados pelo atendimento, levam um produto e ainda são incentivados a participar do programa de fidelidade.

Agregue produtos e serviços exclusivos Strike Brasil

Por fim, a estratégia matadora para aumentar as vendas no posto de combustível é agregar valor para o cliente, oferecendo produtos e serviços exclusivos!

Com a Strike Brasil, seu posto deixa de ser apenas um lugar de abastecer o carro, mas também um sinônimo de performance e estilo de vida automotivo.

Ao investir em uma franquia Strike Brasil, seu posto de combustível:

  • Aumentará os lucros com produtos e serviços STK;
  • Trará mais clientes ao oferecer serviços de reprogramação;
  • Terá um diferencial competitivo que destaca seu negócio da concorrência;
  • Conta com suporte especializado e personalizado;
  • Aproveita a força da marca da maior empresa em performance automotiva da América Latina.

Se quer crescer seu negócio e aumentar sua lucratividade, não deixe de conferir os 10 motivos para investir em uma franquia Strike Brasil!

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.


    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...