Pesquisar
Close this search box.

A importância da Octanagem: O Segredo por Trás dos Combustíveis

Descubra como escolher o combustível correto para o seu veículo conforme sua necessidade.
Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

Você já se perguntou o que é exatamente a octanagem dos combustíveis e qual é a sua importância para o desempenho do seu veículo? Neste post, vamos explorar o conceito de octanagem e porque ela desempenha um papel fundamental no funcionamento eficiente do motor. Vamos lá!

O que é Octanagem?

A octanagem é uma medida da resistência do combustível à detonação em motores de combustão interna. Em termos simples, indica a capacidade do combustível de resistir à ignição prematura.

Ou seja, a octanagem é uma medida que avalia a resistência do combustível à detonação em motores de combustão interna. A detonação é um fenômeno indesejado no qual a mistura ar/combustível entra em ignição antes do momento ideal, resultando em batidas e ruídos que prejudicam o desempenho do motor.

Como a Octanagem é Classificada?

A classificação de octanagem é expressa por um número, geralmente identificado como “índice de octano” ou simplesmente “octanagem”. Quanto maior o número, maior a resistência do combustível à detonação. 

Os dois métodos de classificação mais comuns são o RON (Research Octane Number) e o MON (Motor Octane Number). A octanagem exibida nos postos de combustível geralmente é a média desses dois valores, conhecida como MON/RON.

Entendendo os Números de Octanagem:

A medição da octanagem envolve a comparação do comportamento de um combustível em um motor de teste em relação ao comportamento de uma mistura padrão de iso-octano e heptano. O iso-octano tem alta octanagem e o heptano tem baixa octanagem.

  • Baixa Octanagem (Até 87): Combustíveis com baixa octanagem são mais propensos à detonação, especialmente em motores de alta compressão. O uso inadequado de baixa octanagem pode resultar em perda de desempenho, batidas no motor e até mesmo danos.
  • Média Octanagem (88-92): Combustíveis de média octanagem atendem à maioria dos veículos convencionais. Eles proporcionam uma boa combustão em motores padrão, evitando problemas de detonação.
  • Alta Octanagem (93 e acima): Combustíveis de alta octanagem são recomendados para motores de alta performance, especialmente em veículos esportivos e com remapeamento da injeção eletrônica. Eles oferecem uma resistência superior à detonação.

Tipos comuns de Combustíveis e sua octanagem 

  • Diesel S-10 e S-500: Essas variações de diesel referem-se à quantidade de enxofre presente no combustível (10 e 500 partes por milhão, respectivamente). Enquanto o diesel S10 possui uma octanagem igual a 48, o diesel S500 possui uma octanagem igual a 42. Ou seja, o Diesel S-10 é mais limpo e tem maior octanagem, o que pode ser vantajoso para motores com remap, proporcionando uma queima mais eficiente.
  • Gasolina Comum: Disponível em postos de combustível, a gasolina comum possui octanagem padrão, geralmente entre 87. É a escolha mais comum para veículos convencionais, mas para aqueles com remap, optar por gasolinas premium pode ser uma decisão estratégica.
  • Gasolina Premium ou Aditivada: Com uma octanagem mais elevada (geralmente entre 95 e 97), a gasolina premium é ideal para motores com remap. Essa escolha minimiza o risco de detonação e maximiza os benefícios da reprogramação, proporcionando um desempenho mais consistente.
  • Etanol Comum: Amplamente utilizado em veículos flex, o etanol possui uma octanagem naturalmente alta (em torno de 110). Para veículos com remap, essa alta octanagem é uma vantagem, contribuindo para uma queima mais eficiente e uma resposta mais ágil do motor.

Qual é a importância da octanagem?

  • Prevenção da Detonação: A escolha adequada da octanagem ajuda a prevenir a detonação prematura, garantindo uma queima controlada e eficiente do combustível.
  • Desempenho Otimizado: Motores de alta performance, em especial aqueles com remap, podem se beneficiar significativamente de combustíveis de maior octanagem, proporcionando um desempenho otimizado.
  • Economia de Combustível: Em alguns casos, motores mais eficientes podem alcançar uma melhor economia de combustível com o uso de combustíveis de alta octanagem, mas geralmente combustível com maior octanagem oferecem maior potência e são consumidos mais rápidos. Por este motivo que a gasolina comum é mais econômica do que o etanol.

Escolhendo o Combustível Adequado:

  • Veículos Convencionais: A gasolina comum atende às necessidades da maioria dos veículos convencionais.
  • Veículos de Alta Performance: Para motores de alta compressão ou desempenho avançado, a gasolina premium ou misturas com etanol podem ser mais adequadas.
  • Diesel: A escolha entre diesel S10 e S500 depende da compatibilidade com o motor e das regulamentações ambientais.

Independentemente do combustível escolhido, a manutenção regular do veículo é fundamental para garantir o desempenho ideal. Na Strike Brasil, compreendemos a importância da octanagem para garantir o melhor desempenho do seu veículo, especialmente após o remap. 

Se tiver dúvidas sobre a octanagem adequada para o seu carro, consulte nossos especialistas para garantir uma escolha inteligente na hora de abastecer. Escolha o combustível certo e desfrute de uma condução mais suave, eficiente e potente!

Como melhorar a performance do seu veículo com a Strike Brasil?

Ao compreender a octanagem, você pode fazer escolhas informadas sobre o combustível mais adequado para o seu veículo. A escolha correta não apenas otimiza o desempenho, mas também contribui para a durabilidade do motor. Mantenha-se consciente sobre a octanagem e desfrute de uma condução suave e eficiente.

A Strike Brasil, sem dúvida, é a empresa referência em performance automotiva de toda a América Latina, e vem trabalhando, cada vez mais, para alcançar patamares mais altos, e expandir a sua atuação. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos transformar a sua experiência de condução.

Atualmente, desenvolvemos nossos próprios produtos e serviços, por meio de estudos, pesquisas e tecnologia exclusiva, garantindo a singularidade de cada um deles. Com a realização do Remap (reprogramação de injeção eletrônica), os veículos a diesel apresentam uma significativa melhora na performance e economia.

Conte com quem é a maior autoridade em Remap da América Latina, a Strike Brasil, que conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil, Uruguai, Bolívia, Equador, Guatemala além do Texas nos EUA. Já ultrapassamos a marca de 20 mil veículos reprogramados.

Para saber se a sua camionete, máquina agrícola, caminhão ou ônibus tem como receber o serviço de remap da Strike Brasil. Clique aqui e fale com a nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp e tire todas suas dúvidas sobre remap.

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress