Quais os melhores cortes de carne para churrasco?

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

Está planejando um grande churrasco para pessoas importantes para você e quer surpreendê-las? Hoje, preparamos um guia completo sobre os melhores cortes de carne para churrasco.

Além disso, você verá ainda quais são as suas principais características, e algumas opções para quem quer fazer um bom churrasco, mas sem gastar muito.

Sabemos que a carne é o ponto principal de qualquer churrasco. Por isso, é muito importante que você selecione os cortes certos para ter uma carne saborosa e apropriada para servir aos seus convidados, e acompanhar o restante dos pratos.

Portanto, se você quer conhecer mais sobre carnes para churrasco, vem com a gente conferir as melhores dicas!

Melhores carnes para churrasco

Antes de falarmos especificamente sobre as melhores carnes para utilizar no seu churrasco, vamos ressaltar um ponto importante sobre esse assunto.

Existem dois principais tipos de carne que você pode usar para fazer o seu churrasco. Ou seja, para serem preparadas em churrasqueiras: as carnes com gordura (como picanha e costela), e as carnes sem gordura (maminha, filé mignon e patinho).

No geral, as carnes com gordura costumam ser muito saborosas e mais molhadinhas, o que encanta a grande maioria dos apreciadores de churrasco.

Por outro lado, as carnes magras (sem gordura), são mais saudáveis e indicadas para quem está de dieta ou possui problemas como colesterol alto. 

Elas também são muito saborosas, principalmente se forem temperadas da forma correta. E possuem a característica de ficar dura mais rápido. Por isso, o ideal é comê-las quentes.

Sabendo disso, vamos conhecer agora os melhores cortes de carne para churrasco.

Picanha

Que a picanha é uma das melhores carnes para churrasco, não é novidade para ninguém! A picanha é muito saborosa e tem um sabor marcante, que vem, principalmente, da sua capa de gordura.

Por isso, a picanha nunca deve ser assada sem a capa de gordura. Afinal, todo o segredo do sabor dessa carne está na sua gordura.

Para temperar a picanha, o mais indicado é utilizar apenas sal, podendo ser grosso ou refinado. Além disso, ela pode ser assada em espeto, direto na grelha, fatiada ou inteira, a depender do gosto de cada pessoa.

Alcatra

Outra carne muito conhecida em churrasco por conta do seu sabor é a alcatra, que é considerada uma das melhores, por ficar ótima quando é feita em churrasqueiras.

A alcatra também pode ser preparada em fatias ou inteira. Além disso, muitos churrasqueiros gostam de colocá-la no espeto, para facilitar na hora de comer.

Uma dica para a alcatra é sempre assar fatias mais grossas, pois fatias muito finas de alcatra podem acabar ressecando rápido demais.

Contra-filé

Outro clássico dos churrascos é o contra-filé, uma carne muito macia e saborosa, mas que requer alguns cuidados adicionais na hora de preparar.

O ideal para preparar um contra-filé perfeito é tirar todo o nervo que fica localizado na lateral da peça, sempre seguindo o sentido da fibra da carne. 

Além disso, o seu preparo deve ser feito em temperaturas bem altas, ou a carne pode acabar ressecando e endurecendo muito.

O contra-filé também pode ser temperado com alguns outros temperos, como o alho, ajudando a realçar ainda mais o seu sabor.

Fraldinha

A fraldinha é a carne para churrasco mais indicada para quem tem preferência por carnes magras, ou que precisa seguir uma dieta mais restritiva em gordura.

Dentro do segmento de carnes magras, a fraldinha tem a característica de possuir uma fibra bem macia e um sabor gostoso, mas suave.

Como a fraldinha é uma carne sem gordura, a nossa dica para o seu preparo é sempre assá-la em cortes mais grossos e na grelha.

Maminha

A maminha, ao contrário da fraldinha, é uma carne com bastante gordura, que deve ser assada dessa forma para ficar saborosa.

A gordura da maminha ajuda tanto a realçar o sabor da carne, como a aumentar a maciez. Mas tome cuidado com a temperatura: para ficar no seu ponto ideal, a maminha deve ser assada em fogo alto.

Filé mignon

Sem dúvida, o filé mignon é uma das carnes mais nobres para churrasco. Por isso, não poderia ficar fora da nossa lista!

O grande diferencial dessa carne é o fato de ela ser extremamente saborosa e macia, mas não ter quantidade significativa de gorduras. Por isso, a torna uma opção saudável, e que compete de frente com a qualidade de carnes super gordurosas, como a picanha, por exemplo.

Além disso, ela pode ser preparada de várias formas diferentes, o que garante mais versatilidade na hora do churrasco.

Costela

Apesar de muitos não saberem disso, a costela é uma carne perfeita para churrascos, por conta do seu sabor mais forte e saboroso.

A gordura da costela ajuda a deixar a carne bem macia, e ela deve ser preparada bem antes do churrasco começar, para ficar desmanchando.

Para acompanhar a sua costela no churrasco, vale a pena investir no preparo de um molho barbecue na hora que você for servir.

Cupim

Por fim, o cupim também é uma boa ideia de carne para churrasco, principalmente para quem prefere as carnes mais gordurosas.

O cupim é uma carne retirada do dorso, localizado atrás do pescoço de animais bovinos que são de raça zebuína. O seu grande destaque está nos entremeados de gordura da carne, que tornam o sabor bem específico e único.

Apesar de ficar muito bom quando preparada na churrasqueira, o cupim leva mais tempo para assar. Então, o ideal é colocá-lo na churrasqueira um tempo antes do churrasco começar.

Cortes de carne mais baratos para churrasco

Para finalizar, sabemos que a carne hoje em dia está bem cara, o que pode tornar o gasto do churrasco bem elevado. Por isso, resolvemos trazer algumas dicas de carnes mais em conta para churrasco, e algumas formas de economizar.

Tenha em mente que um bom churrasco não é feito apenas de carnes nobres e caras. Se você não pode gastar muito, vale a pena investir em carnes como cupim, paleta, coxão duro, coxão mole, acém ou músculo.

Pois elas possuem um preço mais em conta, e também são ótimas opções para churrasqueiras.

Além disso, outra dica para economizar na hora de fazer o seu churrasco é comprar acompanhamentos diferentes, e que são mais em conta, como pão de alho, pão francês, farofas, vinagretes, cebolete, espetinhos de legumes, linguiça, frango e queijo coalho, por exemplo.

Assim, além de diversificar as opções de comida e atender a todos os gostos, você pode gastar menos com as carnes vermelhas.

Enfim, agora você já sabe quais são os melhores cortes de carne para churrasco. Mas para um corte perfeito, não podem faltar os instrumentos certos. Confira neste artigo tudo que você precisa para fazer seu churrasco do jeito certo.

LEIA TAMBÉM...