PortugueseEnglishSpanish

O que é dinamômetro e para que ele serve?

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

O dinamômetro é um aparelho muito usado em empresas automobilísticas, por exemplo, as oficinas mecânicas. Com ele é possível definir a força-peso do motor e quantas rotações são feitas por minuto.

Ele é um equipamento essencial para os entusiastas em performance automotiva. Afinal, é através do dinamômetro que é possível avaliar com alta precisão a potência de um motor.

Por ser um aparelho diferente, é importante entender seu uso. Bem como, quais os tipos existentes e as suas aplicações. Portanto, neste artigo saiba mais sobre isso e esclareça todas as suas dúvidas.

O que é dinamômetro

Um dinamômetro é um aparelho usado para medir a força de um motor. Aliás, a medida utilizada é Newton. Assim, é composto por:

  • Uma base de apoio;
  • Rolos de balanceamento (onde a roda do carro é apoiada para girar livremente);
  • Sensores;
  • Gancho para manter o carro parado.

Assim, o veículo consegue acelerar ao máximo, revelando a potência do motor, mas sem sair do lugar. Com os sensores, é possível avaliar a performance em tempo real e ter um relatório completo ao final.

Quais são os tipos de dinamômetros

Há alguns tipos de dinamômetro no mercado. Aliás, não é apenas para veículos que esse aparelho é utilizado. Assim, há diferentes modelos, cada um com características e aplicações distintas:

Mola

Neste caso a pessoa ou o item que faz força, para que a mola se movimente e tenha a medição.

Dinamômetro Hidráulico

Ele conta com um líquido para medir a pressão do aparelho. Assim, ao colocar o item sob a mola tem-se o resultado da força.

Tubular

Esse é um dos modelos mais simples. Portanto, mede a força, tração e compressão com o uso da mola. Mas, informa-se os resultados em quilos e libras.

Dinamômetro Digital de mão

É mais indicado para quem pratica esportes e usa a força das mãos. Então, ao pressioná-lo você consegue obter os resultados no visor.

Circular

Similar a um relógio, tem uma leitura facilitada e em quilograma força. Aliás, usa-se para medir vários grupos musculares.

Dinamômetro Escapular

Mede a capacidade e resistência dos músculos do corpo. Em especial, à região vertebral da coluna.

Digital

Funciona à pilha e mede a força, tração, compressão e cargas máximas. Além disso, possui diversos adaptadores para cada tipo de teste.

Qual é usado no setor automotivo?

Como visto, há muitos tipos e usos desse aparelho. No caso automotivo, seu principal uso é na auferir a potência do motor.

Assim, o dinamômetro é aquele aparelho em que as rodas do veículo ficam sobre grandes rolamentos. Dessa forma, o carro pode ser acelerado sem sair do lugar, enquanto é monitorado por computadores para medir seu desempenho.

Como funciona o dinamômetro na performance automotiva

O dinamômetro possui uma base com um ou dois rolos, onde a roda do veículo ficará apoiada. Assim, o carro será fixado à base para que o piloto possa acelerar sem se mover.

Com a roda sobre os rolos de balanceamento de alta precisão, o carro poderá ser acelerado ao máximo. Assim, as informações serão enviadas para um painel de controle, onde poderá ser visualizado os dados da performance do motor.

Esse aparelho pode vir com diversas outras tecnologias embutidas para uma análise mais completa, como:

  • Sondas para medição da mistura ar/combustível;
  • Cálculos de correção;
  • Estações de medição de pressão, temperatura e umidade;
  • Sensores independentes; entre outros.

Conforme o veículo é testado, é possível ver os resultados em tempo real. Assim, em um processo de remap do veículo, é possível verificar se o motor está atingindo os novos níveis de potências almejados.

Em suma, o dinamômetro é fundamental para ter precisão na hora de auferir a potência do motor. No entanto, deve se ter atenção e prestadores de serviço de confiança na hora da aferição de potência, uma vez que fatores como o cálculo de correção podem mascarar o resultado em certas situações. Entenda:

Onde esse aparelho é usado?

Como é de se imaginar, o principal uso do dinamômetro é no setor automobilístico. Então, ele mede a força dos motores e verifica se é necessário realizar algum tipo de ajuste. Além disso, permite que os testes sejam feitos em segurança.

Um dos principais usos desse aparelho é no processo de remap. Assim, o dinamômetro é essencial para garantir a qualidade do software (remap). 

Além disso, o aparelho também é aplicado em diferentes lugares, até mesmo na área da saúde, como em fisioterapias para avaliar a condição do paciente. Em suma, é um aparelho bastante versátil e útil.

Como o dinamômetro é usado na performance automotiva?

O dinamômetro é um aparelho muito comum no setor automotivo. Afinal, como visto, ele mede a força dos motores e, assim, determina se o funcionamento está normal. Com isso, os técnicos têm mais segurança ao trabalhar com o equipamento.

Ao falar em performance automotiva ele também ganha destaque. Isso porque, ele consegue medir a força ou potência de um veículo. 

Em nossos processos de reprogramação da central eletrônica de injeção (REMAP) o dinamômetro tem função de destaque. Afinal, esse aparelho tem a função de garantir a qualidade do software.

Nesse sentido, o dinamômetro será utilizado após a reprogramação do software do veículo, como forma de avaliar se o novo desempenho atingiu os níveis desejados. 

É por isso que nossa franqueadora em Campo Grande – MS possui o único dinamômetro 4×4 no MS. Com nosso comprometimento de extrema qualidade, contar com esse aparelho é fundamental.

Portanto, esse aparelho traz as vantagens de:

  • Maior segurança no processo de REMAP;
  • Garante a qualidade do software;
  • Avaliar a potência dos veículos com extrema precisão;
  • Ter um diagnóstico completo e preciso do carro.

Em suma, a performance automotiva não é completa sem um bom dinamômetro para trazer um relatório preciso. Por isso quem deseja fazer REMAP escolhe a Strike Brasil, pois temos os melhores profissionais e equipamentos.

Quer melhorar a performance do seu carro de forma segura e com qualidade garantida? Faça um orçamento agora mesmo clicando aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia também

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.

LEIA TAMBÉM...