Pesquisar
Close this search box.

Dicas para manter sua faca afiada

Existem alguns macetes para afiar suas facas e conseguir fazer um bom uso delas. Então vamos te dar dicas de como manter sua faca afiada.
Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

Cada faca e/ou utensílios cortantes, tem a sua finalidade, a sua função. Dependendo da utilidade, o tipo de afiação é diferente. Uma faca para o mato, por exemplo, tem uma inclinação no fio um pouquinho mais grossa, para ela ter mais resistência mecânica e conseguir cumprir com seu papel. 

Essenciais em todas as cozinhas, as facas são importantes no preparo de diversos alimentos. Uma faca para uso leve, churrasco, cozinha, normalmente é mais indicado o fio de navalha, um fio mais fino. Por isso manter elas bem conservadas e afiadas é imprescindível e até mesmo uma questão de segurança. 

Uma faca pode ser mais perigosa se estiver sem corte. Isso porque, sem o fio, será necessário usar a força para cortar o alimento, e os objetos cortantes nunca devem ser usados com força, para evitar acidentes. 

Uma faca de qualidade, como a que comercializamos em nossa loja online, com alguns cuidados básicos, você não precisa afiar ela tão cedo. De todo modo, existem alguns macetes para afiar suas facas e conseguir fazer um bom uso delas. Então vamos te dar dicas de como manter sua faca afiada. 

facas STK - strike brasil como manter faca afiada

Conservação e manutenção de sua faca afiada

Primeiro de tudo, é importante lembrar que, muito melhor do que ter que ficar afiando a faca depois que ela já perdeu o corte, é você manter uma boa conservação e manutenção sempre que usar sua faca. 

  • Sempre que usar a faca, já lave ela na hora, não deixe ela de molho. Isso pode manchar a lâmina e também o cabo, principalmente se ele for de madeira. 
  • Quando for lavar, jamais use o lado grosso da esponja, aquele lado mais áspero, normalmente da cor verde em buchas comuns. Use sempre o lado mais macio, o lado amarelo da esponja. O outro lado, o mais duro e abrasivo, tira o fio de corte da sua faca. 
  • Evite o uso de tábua de vidro ou de pratos de cerâmica. Se possível, escolha sempre usar tábua de madeira. O contato do aço da faca com essas outras superfícies pode fazer com que sua faca perca o fio mais rapidamente.
  • Ao guardar sua faca, não deixe ela solta na gaveta com outros utensílios domésticos. O atrito do corte da faca pode prejudicar a afiação e pode criar dentes na lâmina. Na hora de guardar, escolha facas que tenham seu próprio case, uma capa individual, protegendo e ajudando a manter sua faca afiada por mais tempo.
Faca STK com bainha e case de madeira - como manter faca afiada

Chaira

Chaira é um utensílio de aço, normalmente com 30cm de comprimento e 2cm de largura, usado para assentar o fio das facas. No mercado existem chairas de diversos materiais e tamanhos. 

A chaira, é ideal que ela seja de um material mais duro do que a faca. Na hora de chairar, um cuidado bem básico que é bom ter é chairar muito de leve. Na hora de manter sua faca afiada na chaira, não é preciso usar força, ou fazer movimentos muito rápidos. 

Outra dica é, sempre deixe a chaira por perto, de preferência à vista, perto de onde você mais usa suas facas, pois assim, fica mais fácil de lembrar de passar a faca na chaira toda vez, antes de usar. 

Pedra para manter sua faca afiada

Se a faca já perdeu o fio de corte, é preciso recorrer a uma pedra de afiação. Qual a melhor? Isso vai do seu gosto. A única dica que vamos dar é que você escolha uma pedra que tenha dois lados diferentes de abrasivos, um mais grosso e outro mais liso, que vai ser ideal para o acabamento mais fino. 

Com pouca pressão, usando praticamente o peso da faca é possível manter sua faca afiada. Essa dica vale para as facas que não estão totalmente cegas, é mais para reavivar o fio da faca que você tem em casa, para uso do dia a dia. 

Passando a faca de leve na pedra de afiação serve para tirar apenas uma capinha do metal que vai criando no fio e deixando a faca um pouco menos afiada. Aliás, faça isso regularmente, toda vez antes de usar, e depois também que você conseguirá manter sua faca afiada para um bom corte, seja para carnear ou para cortar outros tipos de alimento. 

Testando o corte

Para saber se sua faca está precisando de uma manutenção no corte você pode testar em qualquer papel. Contudo, o ideal é que a faca corte rapidamente o papel, sem grande dificuldade. A faca precisa deslizar sobre o papel.

A Strike Brasil é uma empresa preocupada em entregar sempre o melhor para o cliente, em tudo o que faz. Já comercializa mais de 200 produtos oficiais e exclusivos de alta qualidade e com padrão Strike Brasil.

Nossas facas tem lâmina precisa e de alta sofisticação, ótima para cortar, descascar e picar todos os tipos de alimento. Facas com bom peso, são estáveis e com um manuseio muito confortável.

Então, acesse nossa loja online e confira nossas facas, garfo para churrasco, tábua de carne, canivetes e muito mais. Quer dicas para escolher os melhores cortes para o seu churrasco? Clique aqui e acesse o artigo que falamos sobre o assunto!

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress