Seja um franqueado

redes sociais

CENTRAL DE
ATENDIMENTO

0800 887 0929

Idiomas

EnglishPortugueseSpanish

6 de abril de 2021 - Blog

Dicas para manter sua faca afiada

Existem alguns macetes para afiar suas facas e conseguir fazer um bom uso delas. Então vamos te dar dicas de como manter sua faca afiada.

Cada faca e/ou utensílios cortantes, tem a sua finalidade, a sua função. Dependendo da utilidade, o tipo de afiação é diferente. Uma faca para o mato, por exemplo, tem uma inclinação no fio um pouquinho mais grossa, para ela ter mais resistência mecânica e conseguir cumprir com seu papel. 

Essenciais em todas as cozinhas, as facas são importantes no preparo de diversos alimentos. Uma faca para uso leve, churrasco, cozinha, normalmente é mais indicado o fio de navalha, um fio mais fino. Por isso manter elas bem conservadas e afiadas é imprescindível e até mesmo uma questão de segurança. 

Uma faca pode ser mais perigosa se estiver sem corte. Isso porque, sem o fio, será necessário usar a força para cortar o alimento, e os objetos cortantes nunca devem ser usados com força, para evitar acidentes. 

Uma faca de qualidade, como a que comercializamos em nossa loja online, com alguns cuidados básicos, você não precisa afiar ela tão cedo. De todo modo, existem alguns macetes para afiar suas facas e conseguir fazer um bom uso delas. Então vamos te dar dicas de como manter sua faca afiada. 

facas STK - strike brasil como manter faca afiada

Conservação e manutenção

Primeiro de tudo, é importante lembrar que, muito melhor do que ter que ficar afiando a faca depois que ela já perdeu o corte, é você manter uma boa conservação e manutenção sempre que usar sua faca. 

  • Sempre que usar a faca, já lave ela na hora, não deixe ela de molho. Isso pode manchar a lâmina e também o cabo, principalmente se ele for de madeira. 
  • Quando for lavar, jamais use o lado grosso da esponja, aquele lado mais áspero, normalmente da cor verde em buchas comuns. Use sempre o lado mais macio, o lado amarelo da esponja. O outro lado, o mais duro e abrasivo, tira o fio de corte da sua faca. 
  • Evite o uso de tábua de vidro ou de pratos de cerâmica. Se possível, escolha sempre usar tábua de madeira. O contato do aço da faca com essas outras superfícies pode fazer com que sua faca perca o fio mais rapidamente.
  • Ao guardar sua faca, não deixe ela solta na gaveta com outros utensílios domésticos. O atrito do corte da faca pode prejudicar a afiação e pode criar dentes na lâmina. Na hora de guardar, escolha facas que tenham seu próprio case, uma capa individual, protegendo e ajudando a manter sua faca afiada por mais tempo.
Faca STK com bainha e case de madeira - como manter faca afiada

Chaira

Chaira é um utensílio de aço, normalmente com 30cm de comprimento e 2cm de largura, usado para assentar o fio das facas. No mercado existem chairas de diversos materiais e tamanhos. 

A chaira, é ideal que ela seja de um material mais duro do que a faca. Na hora de chairar, um cuidado bem básico que é bom ter é chairar muito de leve. Na hora de manter sua faca afiada na chaira, não é preciso usar força, ou fazer movimentos muito rápidos. 

Outra dica é, sempre deixe a chaira por perto, de preferência à vista, perto de onde você mais usa suas facas, pois assim, fica mais fácil de lembrar de passar a faca na chaira toda vez, antes de usar. 

Pedra para manter sua faca afiada

Se a faca já perdeu o fio de corte, é preciso recorrer a uma pedra de afiação. Qual a melhor? Isso vai do seu gosto. A única dica que vamos dar é que você escolha uma pedra que tenha dois lados diferentes de abrasivos, um mais grosso e outro mais liso, que vai ser ideal para o acabamento mais fino. 

Com pouca pressão, usando praticamente o peso da faca é possível manter sua faca afiada. Essa dica vale para as facas que não estão totalmente cegas, é mais para reavivar o fio da faca que você tem em casa, para uso do dia a dia. 

Passando a faca de leve na pedra de afiação serve para tirar apenas uma capinha do metal que vai criando no fio e deixando a faca um pouco menos afiada. Faça isso regularmente, toda vez antes de usar, e depois também que você conseguirá manter sua faca afiada para um bom corte, seja para carnear ou para cortar outros tipos de alimento. 

Testando o corte

Para saber se sua faca está precisando de uma manutenção no corte você pode testar em qualquer papel. O ideal é que a faca corte rapidamente o papel, sem grande dificuldade. A faca precisa deslizar sobre o papel.

A Strike Brasil é uma empresa preocupada em entregar sempre o melhor para o cliente, em tudo o que faz. Já comercializa mais de 200 produtos oficiais e exclusivos de alta qualidade e com padrão Strike Brasil.

Nossas facas tem lâmina precisa e de alta sofisticação, ótima para cortar, descascar e picar todos os tipos de alimento. Facas com bom peso, são estáveis e com um manuseio muito confortável.

Acesse nossa loja online e confira nossas facas, garfo para churrasco, tábua de carne, canivetes e muito mais.

OUTROS POSTS

Tem uma Ranger e uma Amarok V6 exclusiva na promoção Strike Brasil 2021. É a sua chance de enfim ganhar sensacionais prêmios.

Ver mais

Existem alguns macetes para afiar suas facas e conseguir fazer um bom uso delas. Então vamos te dar dicas de como manter sua faca afiada.

Ver mais

Os ganhos são variáveis para cada carro. Vamos citar exemplos reais dos ganhos de cavalo do carro de nossos clientes.

Ver mais

Desenvolvido por:

Strike Brasil
Razão Social: Dianzi Motors do Brasil EIRELI
CNPJ: 15.410.512/0001-01