Como empreender no setor automotivo

Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

4 min. de leitura

No Brasil, a quantidade de microempreendedores e de pessoas que sonham em abrir um negócio próprio, está crescendo cada vez mais. Por isso, trouxemos aqui, várias informações de como empreender no setor automotivo.

Devido às boas condições e incentivos dados por empresas privadas e pelo governo para quem quer se tornar um empreendedor, estamos vendo muitos trabalhadores largando os seus empregos para arriscar em novos negócios. 

Por isso, hoje resolvemos trazer um artigo especial para quem tem o sonho de ser empreendedor no setor automobilístico no Brasil.

Sabemos que a principal dificuldade de quem deseja começar a empreender, é saber por onde deve começar e como. 

Por isso, esse artigo vai te contar tudo sobre o setor automobilístico no Brasil. Além disso, separamos algumas dicas de alguns dos negócios mais lucrativos e promissores dentro dessa área.

Portanto, não comece a investir no setor automobilístico antes de ler esse post! Continue com a gente e confira todas as nossas dicas sobre o assunto.

Veja como empreender no setor automotivo

Antes de começarmos a tratar especificamente de detalhes sobre o setor automobilístico no Brasil, e as suas oportunidades para empreender, precisamos falar sobre um assunto muito importante quando o assunto é investir em um novo negócio: o planejamento!

Segundo alguns estudos, um dos principais erros cometidos por quem está abrindo um novo negócio é a falta de planejamento. E isso não é diferente dentro do setor automobilístico no país.

Por pressa de começar, muitos empreendedores não planejam as suas ações e tomadas de decisão antes de inaugurar um negócio. 

Então, como consequência, com o passar do tempo, eles vão percebendo que deveriam ter dado muito mais atenção para alguns fatores que são decisivos para o sucesso de um negócio desde o início.

Por isso, antes de começar, você precisa parar, sentar e colocar todas as suas ideias em um papel. Assim, poderá analisá-las e ter mais clareza sobre o que precisa ser feito para atingir o seu objetivo principal.

Confira quais são os principais pontos e os primeiros passos que você deve tomar para começar a atuar dentro do setor automotivo:

Pensar na estratégia

Logo de cara, você precisa pensar em uma estratégia para atuar, de forma autêntica e vencedora, dentro do mercado de interesse. Ou seja: o que você vai oferecer de diferente dos concorrentes? Como você vai fazer isso? Qual será o tipo de negócio?

Custos

Outro ponto fundamental para se analisar desde o início, é o custo que será necessário para inaugurar o negócio. Isso inclui aluguel, contratação, abertura de empresa, compra de peças/ferramentas/produtos, etc.

Para isso, recomendamos que você realize uma boa pesquisa de mercado sobre esses preços, e faça cotações com possíveis fornecedores.

Estudar e conhecer o público alvo

Se você quer ter sucesso investindo no setor automobilístico, você precisa conhecer o seu público em potencial, e as suas principais necessidades e expectativas.

Nesse momento, você deve pensar em qual será o seu público alvo. Assim, conseguirá pensar em quais produtos/serviços oferecer que possam ser interessantes para eles e te ajudem a atrair os clientes corretos.

Por exemplo, se você quiser montar uma oficina mecânica para carros de luxo, deve procurar entender quais serviços são mais procurados por esses clientes. 

Bem como quais diferenciais eles gostariam de ter em uma oficina mecânica especializada em seus veículos.

Fazer o controle de tudo

Se você já começou a colocar a mão na massa, não se esqueça de colocar tudo na ponta do lápis.

Muitas empresas acabam fechando por não realizarem a gestão correta das suas finanças, estoque ou por não precificar os serviços/produtos corretamente.

Por isso, não deixe de anotar todas as saídas e entradas de recursos do caixa da sua empresa. 

Pois esses valores vão te ajudar a analisar se você está tendo lucro, os pontos que precisa melhorar e se você está cobrando o valor certo para manter o seu negócio no verde.

Marketing

Por fim, não se esqueça de colocar uma verba mensal destinada totalmente ao marketing do seu negócio.

Para atrair novos clientes, é essencial divulgar o seu serviço nos canais certos de comunicação, incluindo as redes sociais, como Instagram e Facebook.

Atualmente, o marketing se tornou o pilar principal para as empresas que querem crescer e serem descobertas pelos clientes certos

Por isso, vale muito a pena investir na divulgação do seu negócio, e em pessoas que possam te auxiliar com a gestão do marketing para o setor automobilístico.

Negócios lucrativos no setor automobilístico

Agora que você já sabe o que precisa levar em consideração para criar um negócio sustentável e de sucesso, vamos concluir falando sobre alguns negócios que fazem parte do setor automobilístico que são lucrativos, e que possuem altas chances de darem certo.

Pintura

Outro negócio no setor automotivo que é muito lucrativo é a segmentação de pintura automotiva. Por isso, mais uma ótima dica de como empreender no setor automotivo é investindo no serviço de pintura.

Com o dia a dia corrido, é mais do que normal que os veículos precisam de reparos na pintura. 

Para se dar bem nesse negócio, o ideal é oferecer não apenas o serviço de pintura, mas, também, o de funilaria. Dessa forma, você consegue oferecer o reparo completo aos clientes de uma só vez.

Martelinho de Ouro

Por fim, empresas que dominam a chamada técnica “Martelinho de Ouro” estão sendo cada vez mais procuradas no setor automobilístico.

Essa técnica foi desenvolvida para conseguir corrigir amassados pequenos em automóveis de maneira prática, rápida e eficiente. Além de permitir que os funileiros corrijam grandes problemas sem precisar de muita massa.

Franquias automotivas

Cada vez mais em ascensão, empreendedor no setor automotivo através de franquias é um dos investimentos mais inteligentes. Afinal, você já estará iniciando na área com uma marca forte, consolidada e com clientes fiéis.

Nesse sentido, ao investir em uma franquia automotiva Strike Brasil, você terá as vantagens de:

  1. Modelo de negócios consolidado e validado
  2. Marca de reputação estabelecida
  3. Suporte profissional para gestão
  4. Produtos e serviços da mais alta qualidade, apoiado na expertise da engenharia europeia
  5. Investimento pesado em marketing
  6. Diferentes modelos de franquia para atender suas necessidades
  7. Visão estratégica para o futuro
  8. Investimento mais seguro e total transparência desde o primeiro contato
  9. Campanha STK Official Truck, um verdadeiro ímã de clientes para nossas unidades.

Quer saber mais? Então, confira neste artigo o que você precisa saber antes de investir em uma franquia automotiva.

LEIA TAMBÉM...