Pesquisar
Close this search box.

Qual a diferença entre carburador e injeção eletrônica?

O setor automobilístico vem ganhando soluções e tecnologias. Uma grande evolução foi a substituição do carburador pela injeção eletrônica
Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

3 min. de leitura

O setor automobilístico vem ganhando novas soluções e aprimorando tecnologias ao longo de muitos anos. Uma dessas grandes evoluções foi a substituição do carburador pela injeção eletrônica. 

Da mesma maneira que outros componentes de um veículo foram obrigados a evoluir e acompanhar os avanços tecnológicos, o mesmo aconteceu com o carburador. 

Em função aos diversos programas e acordos de controle de emissão veicular dos gases na atmosfera que muitos países foram assinando e estabelecendo ao longo dos anos, surgiu a necessidade de substituir esse antigo componente de veículos, o carburador. 

Primeiramente houve o surgimento de carburadores duplo estágio, eletrônico e em seguida houve uma evolução maior no sistema de combustível e foi criada a injeção eletrônica. 

Nesse texto vamos explicar a diferença entre carburador e injeção eletrônica para acabar com as dúvidas de uma vez por todas. 

Carburador

O carburador é o principal componente mecânico do sistema de alimentação de um veículo. Sua principal função era de criar a mistura ar/combustível e sua dosagem em motores de combustão interna. Essa mistura então era enviada para o motor na medida certa às condições do motor para que ele tivesse um bom desempenho e o consumo adequado. 

Como funciona o carburador

O ar que é aspirado pelo pistão, passa em alta velocidade pelo difusor e aspira o combustível que vem da cuba. O corpo de borboleta (TBI) está diretamente ligado ao pedal de aceleração, essa é a peça que controla a quantidade da mistura ar/combustível que o motor necessita.  

Injeção eletrônica

A injeção eletrônica é responsável por gerenciar o funcionamento do motor. Ela controla funções como a pressão do ar, entrada de combustível, marcha lenta, tempo de ignição e válvulas. Tudo isso é realizado por um circuito integrado eletrônico que vai considerando como o motor está funcionando e ajustando tudo para chegar ao melhor desempenho do veículo. 

Diferente do carburador, para controlar tudo isso a injeção eletrônica não faz isso de forma mecânica, ela tem sensores e atuadores. Se você quer saber mais sobre como esses sensores e atuadores funcionam, é recomendada a leitura do post Injeção eletrônica – Qual a sua função e como funciona? onde explicamos exatamente como esses dois componentes agem no veículo. 

Já entende a diferença entre carburador e injeção eletrônica?

A primeira e principal diferença entre carburador e injeção eletrônica é que no carburador a mistura de ar/combustível é realizada por meio de atuadores manuais. Esses atuadores não são tão precisos quanto uma injeção eletrônica que tem sensores para dosar a mistura de ar/combustível. 

A manutenção desses dois componentes também é um grande fator de diferença. O carburador, depois de um certo tempo de uso, exigia reparos frequentes. 

Além disso a injeção eletrônica acabou por facilitar a vida do mecânico que hoje, rapidamente consegue fazer uma leitura completa do carro e diagnosticar a origem do problema no veículo. Com um equipamento o mecânico consegue ver o diagnóstico e reprogramar o módulo de injeção eletrônica em caso de falhas ou problemas. 

Mais potência e torque

Por ser um componente eletrônico, também é possível fazer o remap (reprogramação de injeção eletrônica) para quem deseja mais performance no seu carro. Entenda o que é, as vantagens e por que é um bom negócio fazer a reprogramação de injeção eletrônica com a leitura do texto no link, onde mostramos como conseguir maior potência, torque e aceleração. 

Ficou interessado? Fale com nossa equipe de atendimento direto no WhatsApp que vamos te passar a unidade Strike Brasil mais próxima de você.

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress