Pesquisar
Close this search box.

O que é chip de potência?

Afinal o que é chip de potência? É a mesma coisa que uma reprogramação de injeção eletrônica? É um serviço, é um produto?
Strike Brasil

Strike Brasil

Be different.

2 min. de leitura

Para quem busca maior potência, torque e aceleração para seu veículo, é bem comum ouvir uma indicação para instalar um chip de potência. Mas afinal de contas, o que é esse chip de potência? Será que ele é a mesma coisa que uma reprogramação de injeção eletrônica? É um serviço ou é um produto? Continue lendo nosso artigo e descubra. 

Antes de saber o que é e como funciona o chip de potência vamos explicar como é o trabalho de uma ECU, central de injeção eletrônica. Então, podemos resumir o princípio de funcionamento em três passos: 

  • Leitura dos Sensores
  • Processamento dos Dados pela ECU
  • Controle de atuadores

As leituras desses sensores permitem a ECU identificar, a velocidade das rodas, RPM do motor, temperatura do ar de admissão, carga do motor, entre outros. 

Com essas informações “em mãos” a ECU cruza e interpreta os dados, definindo como o veículo deve se comportar naquela situação de trabalho, enviando então comandos para os diversos atuadores eletrônicos como bicos injetores, wastegate, corpo de borboleta, entre outros. 

O que é chip de potência

Chip de potência é um módulo externo, instalado no carro para alterar as informações que são enviadas para a central (ECU). Ele obtém os valores que são recebidos dos sensores do carro, muda essas informações recebidas e envia esse sinal alterado para a central eletrônica. 

Para esclarecer, um chip de potência, como o nome já diz, atua diretamente na potência do motor. Então ele altera os sensores para parecer que estão mais baixos: o carro solta mais potência. 

Como funciona

O CHIP de Potência é um produto, uma peça externa que interfere nos três passos resumidos do funcionamento de uma injeção eletrônica que citamos no começo do texto. 

kit stribe brasil chips

Os sinais de comando enviados pela ECU para os atuadores (após a identificação e processamento de leituras dos sensores) são multiplicados matematicamente para induzir os atuadores a trabalharem de forma mais agressiva. 

Qual a diferença entre uma reprogramação e um chip de potência?

A reprogramação de injeção eletrônica (remap) é um serviço que ensina a ECU a trabalhar em um regime imposto pelos engenheiros de acordo com o objetivo do cliente. Ou seja, não é de acordo com uma predefinição da fábrica.

Já o chip de potência não consegue construir um ganho linear suave. Portanto, podemos dizer que a reprogramação da ECU (remap) ensina uma nova maneira de trabalhar. Enquanto o chip engana os atuadores, os fazendo trabalhar em desacordo com os comandos da ECU. 

Para saber mais sobre Remap, o que é e suas vantagens, recomendamos a leitura do texto O que é remap? em nosso blog.

Quer deixar o seu veículo mais potente com o nosso remap? Clique aqui e fale conosco.

RECEBA NOVIDADES

Receba as mais recentes atualizações, novidades e-books gratuitos da Strike Brasil no seu e-mail.




    LEIA MAIS
    Compartilhar

    LEIA TAMBÉM...

    plugins premium WordPress